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Notícias | São Leopoldo Mobilidade

BR-116 com mais passarelas para mais segurança

Duas novas estruturas foram instaladas no trecho leopoldense, que deve receber mais investimentos

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 11.12.2019 às 07:30 Última atualização: 12.12.2019 às 10:20

Para preservar a vida, pedestre opta pela travessia pela passarela no trecho leopoldense Foto: Diego da Rosa/GES
Os pedestres que precisam cruzar a BR-116, em São Leopoldo, vão contar com dois novos equipamentos. A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RS) é liberar até o fim do ano as passarelas que estão sendo finalizadas nos bairros Cristo Rei e São João Batista. São estruturas que irão reforçar a rede de travessia com mais segurança do sobre a via considerada uma das rodovias com maior fluxo do Estado, com cem mil veículos dia. Um reforço fundamental, pois basta ficar alguns minutos para observar pessoas cruzando a pista correndo entre os veículos. E algumas fazem isso perto de passarelas que já instaladas como as do bairro Fião, do Centro e da Scharlau.

Os argumentos são variados para enfrentar a via movimentada: pressa, passarela muito longe, medo de assalto. "Na correria do dia às vezes é melhor passar entre os carros. Sempre dá uma brecha", ressalta uma dona de casa de 37 anos, com a filha de seis.

"Passo quase todos os dias. Sempre tomo cuidado", ressalta ela, que costuma cruzar a rodovia no bairro Fião e há uma passarela próxima, menos de cinco metros, do local escolhido pela dona de casa para atravessar a pista a pé. Conforme a comunicação da Polícia Rodoviária Federal, a PRF tem abordado os pedestres que incorrem nesse comportamento e os orientado para utilizar as passarelas. E há quem cruze a via logo embaixo das estruturas. "É muito importante ressaltar a segurança oferecida aos pedestres pelas passarelas. Infelizmente, muitos seguem não utilizando as estruturas", pontua Cássio Garcez, assessor de imprensa da PRF.

Pensando mais no pedestre

O estudante Paulo Campos 25, utiliza a passarela do Fião todos os dias. "Não tem como se arriscar entre os veículos. É muito positivo colocar mais passarelas. É pensar no pedestre." O operador de máquinas Vanderli da Silva, 55 anos, é outro que prefere a passarela. "É importante. Uso direto. Passar pelo meio da pista é perigoso demais." Quem também não abre mão da prevenção é Gabriel Witt, 31, que trabalha na área de transporte. "Moro na Campina. Aqui a situação é complicada. Melhor opção é aproveitar a passarela. Ela é antiga, mas muito bem cuidada."

Uma lista de melhoramentos

Conforme o Dnit/RS, o contrato de melhoramentos físicos e de segurança da rodovia prevê a construção de 19 passarelas e a reforma de três entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. Oito já foram liberadas. São Leopoldo, pelo movimentado trecho urbano na rodovia, é a cidade com mais passarelas previstas. Além das já liberadas nos kms 242 (Limoeiro), 243,9 (PRF) e 250,9 (Concórdia) e das já montadas e que serão liberadas nos próximos dias nos kms 248,8 (Cristo Rei) e 250,6 (São João Batista), estão previstas travessias nos kms 242,5 (Rua São Leopoldo), 243 (Rua Dner/Dnit, Scharlau), 244,5 (Ruas São Simão e Maceió) e 245,1 (Ruas Demétrio Ribeiro e Jacob Blauth Netto). Há ainda a reforma da passarela da Avenida Caxias do Sul (km 245,5). Também serão construídas novas passarelas em Novo Hamburgo (km 238,9 - Av. Frederico Linck), Sapucaia do Sul (km 252 - Av. Industrial/Atacadão), Esteio (km 255,7- Rua Cristóvão Colombo/Solae) e Canoas (km 264,3 - Rua Major Sezefredo/Sbardecar).

Atenção máxima no trecho na região

O trecho metropolitano da BR-116 exige atenção máxima. Fluxo intenso, congestionamento, cronograma de obras e acidentes. E a semana começou com um grave acidente, próximo do quilômetro 244, que resultou na morte de bebê com 52 dias de vida, que estava no bebê-conforto, em uma colisão traseira. Fundamental manter distância do veículo da frente, trafegar dentro dos limites de velocidade Enfim, estar com o foco no trânsito.

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