Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo Casos suspeitos

Região preparada para a chegada do coronavírus

Mesmo ainda sem casos confirmados - apenas suspeita em Sapucaia e uma incerta em São Leopoldo - redes municipais de Saúde estão a postos para fazer a triagem e para atender pacientes infectados com o novo vírus

Por Jean Peixoto
Publicado em: 04.03.2020 às 07:30 Última atualização: 04.03.2020 às 07:44

Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) atendeu o primeiro caso suspeito de coronavírus de Sapucaia do Sul Foto: Diego da Rosa/Arquivo-GES
Um novo caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus, Covid-19, foi registrado em São Leopoldo, conforme o Informativo Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), na tarde desta terça-feira (3). No entanto, o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, afirma que a informação da SES está incorreta. Charão explica que o Município não reportou nenhum caso novo ao Estado e que, caso houvesse um leopoldense infectado em outro município, a prefeitura teria sido notificada. Na segunda-feira (2), foi registrado o primeiro caso suspeito de Sapucaia do Sul. O paciente é um jovem de 21 anos que esteve em viagem ao norte da Itália até o dia 7 de fevereiro, quando desembarcou em solo brasileiro. No dia 27 de fevereiro, o jovem buscou atendimento no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) com sintomas de resfriado e dores na garganta.

Preparação

As prefeituras de Sapucaia do Sul, Esteio e São Leopoldo já trabalham em capacitações para atender possíveis casos de infecção pelo Covid-19. Em Sapucaia do Sul, os servidores da Secretaria de Saúde e da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas estão recebendo capacitação. Segundo a assessoria de comunicação, todas as equipes, tanto do Hospital Getúlio Vargas, UPA 24 Horas, Samu, quanto das Unidade Básicas de Saúde do município, foram devidamente capacitadas e treinadas para identificar os sintomas e atender os casos suspeitos.

Em Esteio, a secretária de Saúde, Ana Boll, explica que entre as ações planejadas estão a capacitação dos servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a distribuição de informativos com fluxograma e procedimentos a serem realizados diante de casos suspeitos e confirmados da contaminação viral. Acompanhada das equipes de epidemiologia da SMS e do Hospital São Camilo, a secretária participou de capacitação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para gestores, agentes e representantes dos hospitais da região metropolitana.

Em São Leopoldo, onde houve o primeiro caso suspeito do Estado, em 28 de janeiro, o Município segue em alerta para o atendimento de possíveis casos. O paciente era um homem de 40 anos que havia chegado da China. Leia mais na página 10.

Como se proteger

O médico infectologista e professor do curso de Medicina da Unisinos, Marcelo Bitelo, explica que a medida mais eficaz para evitar a infecção pelo novo coronavírus é através da higienização das mãos. "Ela pode ser realizada com preparação alcoólica (líquido ou gel) ou lavagem das mãos com água e sabão comum", afirma. Bitelo destaca que as pessoas também devem evitar o contato das mãos com o nariz, boca ou face, sem que elas estejam devidamente higienizadas. O infectologista também alerta os viajantes. "Quem pretende viajar, deve ficar atento às regiões onde está ocorrendo a transmissão local do Covid-19, para avaliar o risco de contrair o vírus em cada localidade." Ele comenta que as medidas para a contenção do vírus no Brasil têm sido efetivas até o momento, mas frisa que podem ser intensificadas em breve, como cancelamento de eventos com aglomeração de pessoas.

Municípios da região seguem em alerta

Canoas, Montenegro e Campo Bom têm dois casos suspeitos de Covid-19 cada. Dois Irmãos também tem um registro sob suspeita.

88.948

casos foram confirmados no mundo, sendo 80.174 ocorridos na China.

Unisinos alerta alunos na volta às aulas

A Unisinos publicou uma nota nesta segunda-feira, alertando aos estudantes que está atenta ao tema coronavírus e, afirmando que segue as orientações e os procedimentos indicados pelo Ministério da Saúde.A universidade também informa que possui protocolos internos de atendimento e, para os casos suspeitos da doença, indica que seja feito o contato com o Ramal 234. As aulas na Unisinos foram retomadas nesta semana tanto no campus São Leopoldo quanto Porto Alegre.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.