Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo Clima de atenção

Rio dos Sinos chega ao nível de alerta para alagamentos em São Leopoldo

Defesa Civil leopoldense monitora avanço das águas e se diz preocupada com novo ciclone anunciado; o estado de alerta para enchentes é disparado quando o rio chega a 4,3 metros na régua leopoldense

Por Juliane Kerschner*
Publicado em: 05.07.2020 às 03:00 Última atualização: 06.07.2020 às 09:48

Nível do rio chegou a 4,29m no início da noite de domingo Foto: Juliane Kerschner/GES-Especial
Com a instabilidade do tempo, o Rio dos Sinos vem subindo desde a segunda-feira passada, quando começaram as chuvas na região. Neste domingo, às 21 horas, a régua mediu 4,3 metros na medição digital do Sistema de Hidrotelemetria da Rede Hidrometeteorológica Nacional, chegando no chamado estado de alerta que é acionado quando o rio chega a esta nível em São Leopoldo.

A Defesa Civil, na tarde deste domingo (5), destacou que está mantendo o protocolo de monitoramento intensivo do nível do Sinos, mas demonstrou preocupação com o novo ciclone extratropical anunciado para a semana, que deve trazer fortes chuvas, o que deve elevar rapidamente o nível dos rios na região.

De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, o nível encontra-se acima do nível de normalidade e com baixa elevação de sábado para domingo, subindo apenas 5 centímetros.

"O nível se manteve estável nos 4,27m durante a maior parte de domingo, das 5h30 até às 15h30 quando registrou 4,28m, mas sem apresentar riscos no momento. Lembrando que o primeiro local a ser atingido é a rua da Praia quando o Rio dos Sinos fica superior aos 4,5m (o estado de alerta é disparado quando chega a 4,3m, o que dá um tempo para agir)", explica.

O Rio dos Sinos, antes das chuvas iniciarem no final da tarde da última segunda-feira, 29 de junho, estava em apenas 1,17 metro. Em menso de 24 horas  o rio subiu quase dois metros. Em uma semana, a elevação passou neste domingo de 3,1 metros, ou seja, o nível do rio quadriplicou em menos de 7 dias. 

Precupação ribeirinha

Ocupação Steigleder ficou inundada na semana Foto: Adriano Maicá/Divulgação
Conforme Jaqueline Rodrigues, 36 anos, uma das coordenadoras da Ocupação Steigleder, no bairro Santos Dumont, o alagamento ocorreu durante as fortes chuvas da semana passada, mas concentrou em algumas das vielas da ocupação. Em 2019, ela lembra que rua ficou coberta pela água.

Morador da ocupação há 13 anos, João Batista de Paula Lopes, 50 anos, comenta que a água ficou pela canela na quarta-feira (1º) e reitera que todos os anos ocorrem alagamentos na área.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.