Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo Infraestrutura

Avança projeto para duplicação da ponte sobre o Sinos e novo viaduto na BR-116

Equipes de topógrafos e engenheiros trabalham desde segunda-feira no trecho de São Leopoldo

Por Thiago Padilha
Publicado em: 15.07.2020 às 03:00 Última atualização: 15.07.2020 às 11:05

Medição é feita no viaduto da Scharlau, em São Leopoldo Foto: Divulgação
Equipes de topógrafos e engenheiros trabalham desde segunda-feira na BR-116, em São Leopoldo, para fazer a topografia das áreas onde deve ser duplicada a ponte sobre o Rio dos Sinos e onde deve ser erguido um novo viaduto, ligando a rodovia federal à RS-240, no bairro Scharlau. Esse estudo da superfície terrestre e suas características é essencial para qualquer obra de engenharia, pois faz uma descrição exata e detalhada do local. A expectativa era concluir o trabalho ontem e enviar hoje os dados para o consórcio EPG, MAC, Sogel e Iguatemi, vencedor da licitação realizada em 2016 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que está finalizando o projeto de execução das melhorias.

O engenheiro responsável pelo trabalho topográfico, Vilson Medeiros, disse que os levantamentos serão utilizados para elaboração de desenhos técnicos, que serão repassados para o consórcio ainda nesta quarta-feira. "No Rio dos Sinos, vai ser feita a duplicação da ponte na BR-116, com duas pistas, num lado e noutro do que já existe. E na Scharlau, vão ser feitos dois viadutos para desafogar o trânsito, um para quem vem de Novo Hamburgo, que vai passar por cima de uma revenda de carros, e outro para quem vem de São Leopoldo, subindo junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF)", explica. "A BR-116 vai sofrer melhoramentos desde Porto Alegre, na free way, até a RS-239, em Novo Hamburgo", acrescenta. O custo total das duas obras é de R$ 80 milhões, já garantidos no Orçamento Geral da União.

O senador gaúcho Luis Carlos Heinze, que tem acompanhado de perto a situação da BR-116 junto ao governo federal, disse ontem que o projeto está andando. "Isso ainda deve levar dois, três meses para ficar pronto. Depois, aí vamos trabalhar pelo recurso para começar a obra ainda este ano", afirma.

Começa a recuperação do asfalto na BR-116

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deu início, na manhã desta quarta-feira (15), aos trabalhos de recuperação do pavimento da BR-116, no km 243,5, em São Leopoldo. Os colaboradores fazem fresagem da pista e, quando a temperatura ficar acima dos 10 graus, será aplicado o Cimento Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). A previsão é que o trabalho avance até o km 248, em ambos os sentidos, nesta semana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.