Buracos na lateral da BR-116 preocupam motoristas e moradores do bairro Rio dos Sinos
Tráfego de caminhões pela Avenida Senador Salgado Filho, em São Leopoldo, danifica o asfalto, acumulando água e causando poeira
Nos dias de chuva, as crateras no asfalto da via paralela à BR-116, no bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo, transformam-se em pequenos açudes. No ano passado, Marcos Antônio Regis, 56 anos, proprietário de uma oficina mecânica localizada no trecho, chegou a colocar uma moto aquática dentro de uma das poças, tamanha sua extensão. A foto da proeza fez sucesso nas redes sociais.
Apesar do bom humor, quem acompanha a situação diariamente convive com a preocupação do tráfego diário de uma grande quantidade de veículos pesados que ali transitam. "Passam muitos caminhões e alguns ônibus. Alguns motoristas precisam andar na contramão para passar por ali", explica Monalisa Regis, 29 anos, administradora da oficina mecânica de Marcos Antônio.
Ruim na chuva, pior com o sol
Monalisa comenta que, embora a situação do asfalto - ou o que restou dele - nos dias chuvosos seja ruim, nos dias ensolarados é ainda pior. "Sempre que chove alaga. Mas eu prefiro o dia de chuva porque, pelo menos, não causa poeira", salienta. Segundo ela, muitos clientes relatam que não buscam atendimento na oficina pela dificuldade de acesso ao local. "Tivemos queda no serviço. As duas esquinas estão horríveis."
Caminhões pesados
A oficina já funciona naquele trecho, entre as Ruas Amalha Gernhardt e Ferraz de Abreu, há 13 anos. Mas, conforme a administradora do local, o problema com a deterioração do asfalto intensificou-se após o início das operações de uma empresa que produz materiais de aço, localizada do outro lado da BR-116. Ela explica que os caminhões da empresa que, muitas vezes trafegam carregados, utilizam o trecho para fazer o retorno à rodovia, danificando a capa asfáltica, que já teria passado por diversas restaurações.
Nas imagens do endereço, registradas pela ferramenta Google Streetview, o asfalto apresentava boas condições de conservação, embora já houvessem alguns buracos, na data dos registros, em abril de 2019, pouco mais de um ano atrás. Mais à frente, no percurso percorrido pelos caminhões, uma situação já era comum: a poeira.
Gestão do trecho crítico dividida entre Dnit e Semov
No dia 7 de julho, a Secretaria Municipal de Obras e Viação de São Leopoldo (Semov) esclareceu que aquele trecho da Avenida Senador Salgado Filho (lateral da BR-116) é de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), mas afirmou que faria uma manutenção no local quando houvesse sol. Contatado pela reportagem, o Dnit também afirmou que faria reparos quando a chuva parasse. No dia 10 de julho, a Semov vistoriou o local e cobriu com britas, mas não retornaram pois dependem do Dnit. A nova data prevista pelo Dnit para uma operação tapa-buracos no local é 17 de agosto.