Publicidade
Notícias | São Leopoldo São Leopoldo

Defesa Civil faz monitoramento de áreas atingidas após temporal do final de semana

Entre os pontos verificados está a Rua Frederico Mayer, no loteamento São Geraldo, na Feitoria, onde ocorreu um alagamento na tarde de domingo

Publicado em: 14.12.2020 às 15:11 Última atualização: 14.12.2020 às 16:25

Equipes da Defesa Civil de São Leopoldo vistoriaram pontos críticos onde ocorreram situações de alagamentos durante o temporal do final de semana. Conforme a Prefeitura, nos locais foram encontrados descartes incorretos de lixo extradomiciliar e cargas de aterro obstruindo o meio-fio. No momento das vistorias já não havia mais acúmulo de água.

Conforme o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, a equipe circulou por áreas onde costumavam ocorrer alagamentos desde as primeiras horas da manhã. “Nossa equipe sempre faz este monitoramento em locais que possam ser prejudicados pelas chuvas. Na vistoria de hoje, não registramos nenhuma anormalidade”, apontou.

Camargo relatou também que um dos locais vistoriados foi a Rua Frederico Mayer, onde ocorreu alagamento no momento que a chuva esteve mais forte. “No final da tarde de domingo já não havia água na via. De princípio, notamos um acúmulo de aterro em frente a uma residência que pode ter dificultado o escoamento da água", disse. Os moradores, entretanto, relatam que o aterro estaria na via há apenas alguns dias e, conforme os protocolos já registrados anteriormente, o problema se arrasta há anos.

Segundo o coordenador, também foi providenciada uma solicitação para que a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) faça um serviço de revisão da rede de drenagem tomando as medidas necessárias para a desobstrução da rede.

Outra situação flagrada pelos agentes foi nas ruas Caneleiras e Sarandi, próximo à vala de drenagem, onde havia muito lixo extradomiciliar depositado irregularmente. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Públicos (Semurb) foi acionada para realizar a limpeza do local.

Ações preventivas

A Prefeitura destaca que mantém, desde 2017, ações preventivas para evitar alagamentos. Além da construção de novas galerias de drenagem, há um trabalho constante de desassoreamento e limpeza de valas como forma de melhorar o escoamento da água. A limpeza consiste na retirada de sedimentos e da vegetação para melhorar a vazão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual