Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo SÃO LEOPOLDO

Mulher é presa por maus-tratos após ser vista tentando enforcar cachorro

O animal não foi encontrado no local, pois a tutora teria pago R$ 50 para um rapaz levá-lo embora

Publicado em: 13.10.2021 às 17:49 Última atualização: 13.10.2021 às 18:26

Em menos de uma semana, a Polícia Civil registrou a segunda prisão em flagrante por maus-tratos em São Leopoldo. O fato ocorreu nesta quarta-feira (13), no bairro Rio dos Sinos.

Mulher é presa por maus-tratos no bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo
Mulher é presa por maus-tratos no bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo Foto: Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação

Conforme a superintendência de Comunicação da Prefeitura, uma mulher foi denunciada por cometer maus-tratos a um cachorro, no bairro Rios Sinos. Relatos apontam que ela teria, inclusive, tentado enforcá-lo com um fio de energia elétrica.

A denúncia foi encaminhada à Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), que solicitou apoio do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) e à Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo.

Animal não foi localizado

Na residência, local da denúncia, os agentes encontraram a tutora do animal agredido, mas não localizaram o cão. Conforme a Prefeitura, junto à denúncia foram encaminhados vídeos das agressões. Em uma das gravações, o animal apareceria pendurado pelo pescoço.

Questionada sobre o paradeiro do animal, a tutora relatou ter pago R$ 50 para um rapaz levá-lo embora. Um filhote que estava na residência foi recolhido pela Sempa e será encaminhado para adoção responsável.

A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a autoridade policial, sendo autuada em flagrante por maus-tratos.

Segundo caso na cidade

Na última quinta-feira, 7 de outubro, ocorreu a primeira prisão em flagrante por maus-tratos registrada no Município, quando uma mulher, de 46 anos, foi presa e encaminhada ao poder Judiciário. Em uma ação conjunta com os agentes da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, coordenados pelo delegado Rodrigo Zucco, a Sempa recuperou dois cães com ferimentos graves provocados por carrapatos em uma residência no bairro Scharlau.

A prisão ocorreu após o recebimento de informações pelo Disque Denúncia. Os animais - um macho e uma fêmea - foram recolhidos ao Canil Municipal para receberem tratamento e posteriormente, serem postos para adoção.

A agressão a cães e gatos tornou-se um delito inafiançável, mediante a publicação da lei lei 11.064/20 – apelidada de Lei Sansão - sancionada em 29 de setembro do ano passado, que prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra os animais.

Como denunciar casos de maus-tratos

Situações de maus-tratos contra os animais podem ser denunciadas à Polícia Civil ou à Sempa. A secretaria pede que os denunciantes sempre registrem um boletim de ocorrência policial presencialmente, pela Delegacia Online ou ligando para o Disque Denúncia no 181.

A Guarda Civil Municipal (GCM) atende pelo telefone (51) 3592-8134. A Sempa pode ser contatada pelo telefone (51) 3592-9981, pelo e-mail protecaoanimal@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo chat do Facebook (www.facebook.com/sempasaoleo), de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.