A Assembleia-Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de São Leopoldo (SindRodSL) rejeitou agora à noite a proposta do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos do Vale do Sinos (Setup) de reajuste salarial parcelado. Seriam 7% a partir da folha de julho, mais 4,9% em novembro sobre o salário-base de 2021. As mesmas condições seriam aplicadas também ao vale-refeição.
Mais cedo, por mais de duas horas, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) mediou uma audiência entre os dois sindicatos, que foi acompanhada por representantes da Prefeitura de São Leopoldo, em que foi construída a proposta. Incertos de que passaria pelo crivo dos trabalhadores, já marcaram novo encontro para as 17 horas do dia 8, de forma remota.
Sindicato dos Rodoviários e Consórcio de empresas de transporte encaminham negociação
Câmara de Esteio aprova novo auxílio da prefeitura ao transporte público
Rodoviários pedirão audiência de mediação ao Tribunal Regional do Trabalho
Rodoviários de São Leopoldo terão nova assembleia hoje e poderão entrar em greve
A esperança das empresas para que pudesse pagar o quanto antes a correção do IGP-M de 11,9% é que o Município dê um subsídio, como corre em Sapucaia do Sul e Esteio. "Já aconteceu em outras cidades da região metropolitana. A prefeitura agilizou (o projeto de lei) e foi votado em regime de urgência (pela Câmara de Vereadores)", recordou o vice-presidente do TRT4, Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, que mediou o encontro dos sindicalistas.
Em comparação com a proposta da semana passada, o Setup aumentou em 6,9 pontos percentuais os 5% de aumento no salário e vale-refeição. Mesmo assim, não foi o suficiente para os trabalhadores, que se queixam a crise econômica e inflação, que está a cada dia elevando o preço da alimentação, principalmente. A proposta de reajuste de 5% apresentada inicialmente pela patronal foi considerada pela categoria como "esmola". Os trabalhadores alegam que estão sem reajuste salarial há três anos e que no Estado o salário deles está defasado em 27%. Em contrapartida, segundo eles, neste mesmo período as empresas reajustaram a tarifa em 24%.