Publicidade
Notícias | São Leopoldo NO CAMPUS LEOPOLDENSE

Ato contra o fechamento de cursos de pós-graduação da Unisinos reúne dezenas de manifestantes

Representantes foram recebidos por membros da reitoria; Unisinos justifica que medida foi tomada devido à crise econômica e efeitos da pandemia

Por Jéssica Ramos
Publicado em: 26.07.2022 às 17:48 Última atualização: 26.07.2022 às 18:53

Alunos, professores e apoiadores protestaram nesta terça-feira (26) contra o encerramento de 12 cursos de Pós-Graduação (PPG) da Unisinos - decisão anunciada pela universidade na última sexta-feira (22). Com faixas, cartazes e instrumentos musicais, dezenas de pessoas caminharam dentro do campus, em São Leopoldo, no ato intitulado “Luto pela ciência”.

Eles partiram em caminhada em direção ao prédio da reitoria, onde representantes dos PPGs foram recebidos para uma reunião.  

Protesto tenta reverter a desativação de PPGs na Unisinos
Protesto tenta reverter a desativação de PPGs na Unisinos Foto: Jéssica Ramos/GES-Especial

Os participantes destacaram que a intenção da mobilização é tentar reverter a medida e consequente demissão de professores dos cursos. Doutorando e representante do corpo discente, Rodrigo Duarte, 27 anos, falou sobre a importância do ato para responder à universidade, e enfatizou que se trata de uma manifestação de indignação coletiva. "Nossa esperança é reverter essa decisão, tanto da desativação dos cursos, quanto das demissões", colocou. 

"Não pretendemos parar aqui, vamos correr atrás de provas legais e concretas para reverter essa situação", completou a representante discente do PPG de Economia, Karen Michels, 30 anos.

Uma das reclamações citadas pelos participantes do ato é a de que não houve nenhum tipo de debate antes da decisão ser comunicada. "O que mais nos choca é que a instituição não contatou, se posicionou aos alunos, só decidiu", exclamou a representante discente do mestrado em História, Carolina Rodrigues, 26 anos. 

Grupo seguiu em caminhada do acesso 2 da instituição até o prédio da reitoria
Grupo seguiu em caminhada do acesso 2 da instituição até o prédio da reitoria Foto: Jéssica Ramos/GES-Especial
"Não houve discussão"

Professora aposentada da rede pública de Novo Hamburgo, Valderes Davila Koenig, 55 anos, acompanhou o ato junto com a filha, Gabriela Koenig, 29, que faz mestrado em Ciências Sociais. "Como professora, incentivadora que o ser humano cresça, se desenvolva, fiquei surpresa. Não tínhamos ouvido falar nessa possibilidade, recebemos a notícia pelos jornais. Professores receberam comunicado, não houve discussão, debate. A universidade defende que alunos não serão prejudicados, mas como não, se os professores estão sendo demitidos", questionou.

"Falamos tanto em igualdade, políticas públicas, mas não temos mais isso, nem dentro da universidade, nem na nossa vida pública. Tocamos todas as esferas sociais e estamos sofrendo um desmonte na educação, pois o que acontece dentro da universidade, não fica apenas na universidade. Para nós, o que mais impacta é que a nossa possibilidade de construir um mundo melhor está sendo retirada", lamentou Gabriela. 

Posicionamento da Unisinos

Na sexta-feira, a universidade confirmou o fechamento dos Programas de Pós-Graduação de Arquitetura, Biologia, Ciências contábeis, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Enfermagem, Engenharia mecânica, Geologia, História, Linguística aplicada e Psicologia.

Na mesma data, a universidade enviou uma nota sobre a decisão. Confira na íntegra:

"O contexto do ensino superior brasileiro mudou radicalmente ao longo dos últimos anos. Houve significativa redução do número de matrículas, resultado da crise econômica do país, da redução expressiva de financiamento público para o ensino superior e da pandemia. Para promover o equilíbrio financeiro da instituição e sua preparação para crescer de forma sustentável nos próximos anos, a Unisinos está adotando algumas ações que envolvem o início do processo de desativação de uma parte de seus programas de pós-graduação. Os alunos desses programas não serão prejudicados, pois lhes será garantida a continuidade do curso até que concluam sua formação.

Cabe destacar que a Universidade seguirá investindo e mantendo sua reconhecida excelência em pesquisa acadêmica por meio de 14 programas de pós-graduação, produzindo conhecimento que gera impacto positivo para a sociedade.

A Unisinos mantém-se inabalável em seu propósito de oferecer educação superior de excelência. A Universidade potencializará seu portfólio de cursos e programas, em permanente conexão com as oportunidades e demandas do mercado, visando contribuir ainda mais para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual