Publicidade
Notícias | São Leopoldo NOITE DE FOLIA

Escola de samba vencedora do carnaval de São Leopoldo será conhecida neste domingo

Evento desta noite lotou as arquibancadas da Pista de Eventos Tom Astral, que teve a apresentação de cinco agremiações

Publicado em: 12.03.2023 às 10:13 Última atualização: 12.03.2023 às 10:22

A noite de tempo firme e quente levou milhares de pessoas a prestigiar o desfile de carnaval de São Leopoldo, que começou no sábado (11) e terminou já na madrugada deste domingo (12). O evento, que teve como tema Carnaval: Cultura e Alegria Rumo ao Bicentenário, lotou as arquibancadas da Pista de Eventos Tom Astral – na Avenida Dom João Becker, em frente ao Ginásio Celso Morbach –, que tinham capacidade para mais de 15 mil pessoas.

Você também vai gostar: Veja como foi o desfile das escolas de samba no carnaval de São Leopoldo

Desfile das escolas de samba de São Leopoldo
Desfile das escolas de samba de São Leopoldo Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Na abertura oficial, a secretária interina de Cultura e Relações Internacionais, Luísa Gonçalves, destacou a alegria de ver as arquibancadas lotadas para assistir o desfile. "O povo alegre e feliz nesse dia abençoado, num carnaval sem chuva, com tudo certo e organizado para essa grande festa da cidade."

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, agradeceu a todos os envolvidos na organização e ressaltou o trabalho e dedicação das escolas de samba que se apresentaram. Ele também falou do grande público presente no evento. "É por isso que o carnaval de São Leopoldo é um dos poucos do Estado do Rio Grande do Sul. (...) Desde 2005 que apoiamos o carnaval e vamos continuar apoiando. O carnaval é cultura popular, são os trabalhadores, as pessoas que gostam de sambar, gostam da cultura."

Em seguida, a corte, formada pelo rei momo, Luan Fernandes, a rainha, Kathleen da Silva, primeira princesa, Nayara Souyza, e segunda princesa, Bibiana Brum, abriu oficialmente o desfile

Quatro escolas concorrem ao título

A primeira agremiação a passar pela Pista Tom Astral foi a Império do Sol, que entrou na avenida às 22h30. Como já disputa o carnaval porto-alegrense, a Império se apresentou apenas como convidada em São Leopoldo.

Em seguida, as quatro escolas que concorrem ao título leopoldense em 2023 mostraram o trabalho desenvolvido para um público muito animado. Acadêmicos Verde e Rosa, Estação Primeira de São Léo, Imperadores do Sul e Leões da Feitoria levaram alegria, sambas contagiantes, muitas cores e brilhos para a pista. A última agremiação encerrou o evento já por volta das 5h.

Famílias inteiras foram se divertir

Neli, Paulo, Elenira e Nelci assistiram ao desfile das escolas de samba de São Leopoldo
Neli, Paulo, Elenira e Nelci assistiram ao desfile das escolas de samba de São Leopoldo Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Além das arquibancadas lotadas, calçadas e canteiros da Avenida Dom João Becker receberam muitos foliões que foram preparados para acompanhar o desfile. Caso dos amigos do bairro Campina, Elenira da Rosa, 51 anos, Nelci Marchiti, 57, Neli Marchiti, 57, e Paulo Henrique Santos, 51.

Eles levaram cadeiras e uma caixa térmica com bebidas para se acomodarem e prestigiarem as escolas. "Sempre viemos. Só o ano passado que não viemos por causa da chuva, mas este ano não podíamos faltar", disse Elenira, que foi prestigiar o desfile mesmo com o braço engessado. "O que importa é fazer a festa!", exclamou.

Em outro ponto, o casal de moradores do bairro São Miguel, Ademir Cardoso e Veridiana Lopes, ambos de 44 anos, levaram a filha Kerolen, 5, para conhecer a festa. "Viemos porque gostamos de carnaval mesmo, da alegria, das escolas", disse Veridiana. "Eu tô achando muito legal, é a minha primeira vez", comentou a pequena, enquanto abanava para todos que desfilavam na Pista Tom Astral.

Apuração a partir das 16h

As quatro escolas que disputam o título na cidade foram avaliadas por 20 jurados em 10 quesitos. A apuração do carnaval de São Leopoldo ocorre neste domingo, a partir das 16h, no Largo Rui Porto, junto ao Ginásio Celso Morbach.

Assim como no desfile, a entrada para acompanhar a apuração é gratuita.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual