Publicidade
Notícias | São Leopoldo POLÍTICA

PT entra com pedido de cassação de mandato de vereador em São Leopoldo

Tiago Silveira foi expulso do partido no fim do ano passado depois de ser alvo de investigação policial

Publicado em: 03.04.2023 às 17:38 Última atualização: 03.04.2023 às 18:14

Com o vereador Nestor Schwertner como diretor-presidente da Fundação Hospital Centenário, a Câmara de São Leopoldo convocou o suplente Tiago Silveira para assumir o mandato nesta segunda-feira (3). Ele foi expulso do Partido dos Trabalhadores (PT) após ser alvo de uma investigação policial em dezembro do ano passado, chegando a ficar preso por algumas semanas. Por isso, o diretório municipal da legenda já protocolou representação contra o parlamentar, pedindo a cassação do seu mandato.

Vereador Tiago Silveira
Vereador Tiago Silveira Foto: Divulgação

Segundo o texto assinado pela presidente do diretório municipal do PT, Maria Dolores Pessoa, o pedido tem como objetivo seguir os trâmites do processo legal junto à Comissão de Ética. "Os fatos são graves e, para além de revelarem conduta criminosa, expõem comportamento inidôneo para uma pessoa que se propõe a ser representante do povo", diz o documento, que deverá ser lido na sessão desta terça-feira (4) pelo presidente da Câmara, o vereador Marcelo Antonio (Dentinho), do PTB.

A representação aponta ainda que Silveira esteve preso preventivamente e responde em liberdade a processo criminal.


Para a líder da bancada do PT na Câmara, vereadora Ana Affonso, o requerimento deve ser aprovado por unanimidade. "O vereador já expôs demais a Câmara de Vereadores, de forma extremamente negativa. É visível que sendo investigado e respondendo a processo criminal dessa natureza, há forte quebra de decoro parlamentar. Não podemos admitir e ser coniventes com isso", salienta.

A reportagem tentou contato por telefone com o vereador, mas o parlamentar não atendeu. O espaço está aberto para contraponto.

Os detalhes da investigação policial não serão revelados para não expor as partes envolvidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual