Publicidade
Notícias | Ser Educação Conteúdo especial

Leia a coluna Ser Educação

Conteúdo integra projeto especial e está em todos os jornais do Grupo Sinos

Publicado em: 06.08.2020 às 03:00 Última atualização: 06.08.2020 às 09:22

Ultrapassando barreiras

O novo cenário que se apresenta em todas as áreas e setores, em função da pandemia, trouxe transformações profundas no jeito de se viver e, é claro, também de se estudar e ensinar. Se para as gerações Y e Z (nascidos nas décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010) a adaptação ao ensino a distância pode ter sido mais neutra, para a geração baby boomer e geração X (nascidos entre 1940 e 1960 e, entre 1960 e 1980, respectivamente) a transição envolve um pouco mais de complexidade.

Há 18 anos atuando como pedagoga empresarial, Eliane Teixeira, 64 anos, conta como está sendo a adaptação de suas aulas ao modelo virtual: "É um aprendizado diário. Temos desafios constantes para manter a participação do aluno, aprender novos formatos de apresentar os conteúdos com criatividade. A cada aula realizada é um sentimento de dever cumprido."

E do que mais sente saudade? A troca com os alunos: "Sinto falta de ver meus alunos fisicamente, abraçá-los e dizer o quanto eles são importantes e tornam meu dia melhor." Para o futuro, Eliane vislumbra, dentre muitos aprendizados, um mundo mais solidário e empático: "A lição que estamos aprendendo é que este novo normal nos tem tornado pessoas mais solidárias, compreensivas."

Conteúdos exclusivos

Engajados com a campanha Ser Educação, o Instituto Ivoti, a PUCRS e a Universidade Feevale contribuíram com a disponibilização de e-books, revistas e aulas abertas exclusivas para download por parte do público. Entre os assuntos de interesse estão, por exemplo, habilidades socioemocionais no contexto das atividades não presenciais e inovação e criatividade: novas perspectivas de ensino. Para obter os conteúdos, acesse o link: bit.ly/conteudoSerEducacao

Física para Poetas

O nome do projeto já dá o tom para quem busca aprender mais sobre o universo, a existência humana e a natureza: Física para Poetas. O curso, lançado por Marcelo Gleiser, físico, astrônomo, professor e escritor, explora o desenvolvimento das teorias da física e da astronomia através dos tempos, de forma clara e sem o uso da matemática. Por meio da história, começando com mitos de criação de culturas ancestrais e a filosofia da Grécia Antiga até as teorias atuais da cosmologia e da física quântica, Gleiser faz pontes entre ciência, filosofia e religião. Além do canal no YouTube (acesse bit.ly/FísicaparaPoetas) onde são publicados vídeos, as aulas são discutidas também neste grupo de facebook: bit.ly/grupoFisicaParaPoetas

Para colocar na agenda

Está marcado para o dia 18 de agosto o primeiro dos paineis que serão promovidos pelo projeto Ser Educação. A transmissão será pelas redes sociais dos jornais do Grupo Sinos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual