Publicidade
Notícias | Ser Educação Educação

Professores investem em atividades criativas para homenagear os pais sem sair de casa

Estudantes do quarto ano do Colégio Santa Teresinha, de Campo Bom, tiveram uma semana de ações para o Dia dos Pais

Por Bruna Mattana
Publicado em: 07.08.2020 às 15:27 Última atualização: 07.08.2020 às 16:06

Miguel e João Pedro preparam um lanche para o pai Pedro Ricardo Foto: Arquivo pessoal
Que tal ler um livro com seu pai, assistir a um filme, escrever uma carta, dar um abraço bem apertado ou preparar um lanche bem gostoso para ele? Essas foram algumas das atividades propostas aos estudantes do quarto ano do Colégio Santa Teresinha, de Campo Bom, ao longo desta semana. O intensivo de Dia dos Pais, organizado pela professora Carla Mattana, instigou os alunos a homenagearem os pais, sem sair de casa.

"A ideia surgiu com o objetivo de aproximar pais e filhos, proporcionando momentos de interação e gentileza entre as famílias, principalmente neste período de pandemia, no qual estamos precisando ainda mais de abraços e carinho. Já tínhamos feito algo semelhante no Dia das Mães e, como funcionou muito bem, achamos que os pais também mereciam uma ação como essa. A adesão foi bem grande. Recebemos muitas fotos por e-mail e vemos que é na simplicidade que as coisas apresentam mais significado", salienta a professora.

Pedro Ricardo com o filho João Pedro Foto: Arquivo pessoal
O gestor de vendas Pedro Ricardo Weber de Lima, 55 anos, aprovou a iniciativa. "Essa semana começou bem diferente. Para minha surpresa, na segunda-feira à noite, após o banho, fui para a cozinha e esteva o João Pedro preparando um lanche para mim. Uma torrada que ficou maravilhosa. Ele contou com a ajuda da mãe Gisele e do irmão Miguel, de cinco anos, que também acabou entrando no projeto. Eu achei que tinha terminado por aí, mas na terça-feira teve mais. Ele me convidou para lermos juntos O Pequeno Príncipe. E foi assim a semana toda. Fiquei muito feliz, pois as atividades me fizeram muito bem, principalmente nestes dias que tem sido de desafio para todos."

Seu filho, o estudante João Pedro Ávila de Lima, 10, destaca os novos aprendizados em família devido à pandemia. "Eu aprendi a andar em uma bicicleta grande, meu irmão e eu ajudamos a fazer bolo, meus pais aprenderam a fazer coisas diferentes na cozinha e, apesar de ser um tempo ruim, porque muita gente tá morrendo, está sendo muito legal ficar em casa com a minha família", pontua. 

Momento para se reinventar

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I e Educação Infantil do Colégio Santa Teresinha, Fernanda Stacke, destaca que a escola está conseguindo cumprir o calendário anual de atividades graças ao empenho dos professores. "Estamos fazendo de uma forma diferente, com atividades em casa, sem eventos na escola, mas está sendo muito bacana, pois os professores têm se reinventado a cada dia. Estamos conseguindo trabalhar bastante a autonomia da criança também, como nesse caso da proposta de Dia dos Pais."

Relação família e escola

A diretora do Colégio Santa Teresinha, Carla Mônaco, ressalta a importância do vínculo entre família e escola. "Sempre digo que juntos seremos mais fortes e, com a pandemia, essa fala se tornou quase que um carro chefe. Isso porque a escola tinha o seu lugar definido, o espaço físico, mas que agora não existe mais. Nós passamos a fazer parte da rotina das famílias e a sala de aula foi para dentro das casas."

Diante desse cenário, Carla destaca que a família precisa entender o papel da escola, bem como a escola precisa entender a rotina da família para poder entender o que vai solicitar ao aluno. "Por isso, acredito que essa fala nunca foi tão colocada em prática como agora. O papel da família é fundamental neste momento das aulas remotas, pois é ela que nos dá a base de nosso trabalho", pondera.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual