Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Ser Educação Cidadania

Escolas de Novo Hamburgo promovem atividades virtuais na Semana da Educação Fiscal

Alunos do pré ao quinto ano da Escola Affonso Penna participaram de atividades que também abordaram questões relacionadas à cidadania

Por Bruna Mattana
Publicado em: 29.08.2020 às 17:52 Última atualização: 29.08.2020 às 18:49

Crianças tiveram atividades sobre educação fiscal Foto: Escola Affonso Penna/Divulgação
Educação fiscal foi a temática norteadora de atividades em diversas escolas municipais de Novo Hamburgo ao longo da última semana. Segundo a secretária municipal de Educação, Maristela Guasseli, de 24 a 29 de agosto, alunos e profissionais da rede participaram de formações virtuais. "Tivemos, por exemplo, formação com uma pessoa que trabalha na receita estadual. É um assunto bastante importante para que nossas crianças cresçam entendendo um pouco mais sobre tributos do que a gente entendeu."

Ela ressalta a importância de debater sobre o tema neste momento, em que houve aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). "Ele é um fundo que parte da arrecadação de tributos, de impostos e isso retorna para educação. É algo que o nosso aluno já crescerá sabendo."

No Município, a semana culminou com um seminário, na última sexta-feira (28), para professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, ministrado por representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria Municipal da Fazenda. "O objetivo é fortalecer o conhecimento de todos os participantes e responsáveis pelos projetos que já ocorrem nas escolas, contemplando o desenvolvimento de ações interdisciplinares", salienta.

Uma das escolas que trabalhou o tema foi a Affonso Pena, na qual estudantes da pré-escola ao quinto ano participaram de atividades que também abordaram questões relacionadas à cidadania. Segundo a diretora da escola, Michelle Bremm, o Curso de Sensibilização Fiscal da Receita Estadual/RS realizado pela coordenadora pedagógica, Andressa dos Santos, e pela professora Morgana Muller, nos meses de julho e agosto deste ano, foi o que motivou a ação. 

Atividades

Semana da Educação Fiscal Foto: Escola Affonso Penna/Divulgação
Segundo a coordenadora pedagógica da Affonso Penna, os professores se engajaram neste projeto e, durante todos os dias, realizaram atividades, brincadeiras, jogos e vivências lúdicas que tratavam destes temas. "Também,buscamos abranger nossa comunidade, trazendo as famílias e demais responsáveis por nossos estudantes para que participassem das propostas e refletissem sobre este assunto tão importante em nosso cotidiano", destaca Andressa.

Ela ressalta que a escola também realizou formações com o grupo docente para discutir o assunto e pensar ações possíveis para a realidade escolar. "Principalmente por estarmos vivendo um momento tão peculiar, onde nossa metodologia está sendo desenvolvida através das ferramentas tecnológicas e onde contamos com a parceria das famílias para que a aprendizagem de nossos estudantes aconteça de forma qualificada, contínua e significativa. É fundamental que a escola, enquanto instituição social cumpra seu papel e fomente essas discussões com sua comunidade, afinal a criança já nasce cidadã."

Andressa comenta as atividades realizadas. "Destacamos a roda de conversa com o Grupo Municipal de Educação Fiscal e uma representação da Smed que abordou o Programa de Integração Tributária (PIT); o Projeto de Meio Ambiente da escola abordou a separação correta do lixo e o consumo consciente; A Educação Física trouxe questões relativas à promoção da saúde e alimentação saudável; o grupo de professores produziu conteúdos digitais sobre impostos, tributos, direitos e deveres, bens públicos, cidadania fiscal, entre outros materiais, que foram compartilhados nas redes sociais da escola e nos grupos de whatsapp das turmas."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.