Publicidade

Começa a segunda temporada do projeto Ser Educação

Iniciativa do Grupo Sinos e parceiros incentiva a reflexão sobre a educação e propõe uma série de abordagens, com conteúdos em diferentes plataformas

Reportagem: Marcelo Kenne Vicente

Se a busca por melhorias no ensino já era uma pauta necessária no País, com a pandemia esse assunto se tornou mais relevante porque a lógica de funcionamento das escolas e seus métodos de ensino foram impactados pelas regras de saúde e de distanciamento social. Nesse contexto, como fica a qualidade e o acesso ao aprendizado?

Desde o ano passado, o Grupo Sinos tem provocado discussões sobre como encarar o problema, por meio do projeto Ser Educação, que tem a proposta de impulsionar uma forte reflexão relacionada ao ensino, considerando o cenário de enfrentamento à Covid-19. Somado a isso, se propõe a difundir as melhores práticas e soluções adotadas pelos profissionais e instituições.

Na primeira edição, foram produzidos conteúdos em diferentes formatos, como reportagens nos jornais do Grupo Sinos, spots na rádio ABC 103.3 FM, divulgação de vídeos de professores e alunos, apostilas e materiais didáticos criados pelas instituições parceiras, painéis e o lançamento de um hotsite, além de outras ações.

Agora, o Ser Educação chega à segunda edição, avançando no debate e unindo ainda mais os protagonistas: professores, alunos, famílias e gestores. Criar um ambiente positivo, valorizar os educadores, interagir com os alunos, engajar a sociedade, compartilhar experiências e contribuir com melhorias no processo de ensino são as metas. ‘‘A educação sempre esteve na pauta do Grupo Sinos. Não apenas na forma de conteúdo, mas no desenvolvimento de projetos visando seu avanço, como o Aprenda, Amando o Verde, O Rio do Sinos é Nosso, ABC Alfabetizando, Cidades mais Felizes, Educação em Primeiro Lugar, Ler e Jornal na Sala de Aula, entre outros. Além disso, apoiamos iniciativas como a conclusão do prédio da Liberato e fundação da Aspeur. Criamos, ainda, o Prêmio Paulo Sérgio Gusmão buscando valorizar experiências de profissionais de ensino da região. Trabalhar e contribuir com a educação está no nosso DNA’’, destaca a diretora executiva Andrea Schneider.

A segunda edição tem o patrocínio máster do Instituto Ivoti e do Colégio Espírito Santo, e o apoio institucional das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), da Universidade Feevale e da Fundação Liberato.

Mobilização de abril a dezembro

O projeto Ser Educação começa agora e vai até o final do ano, abrangendo 51 cidades dos vales do Sinos, Paranhana, Caí, Serra Gaúcha, Litoral Norte e ainda da capital gaúcha. Durante esse período, serão divulgados em todos os veículos e nas redes sociais do Grupo Sinos reportagens e entrevistas e promovidos debates com especialistas e parceiros, fora outras ações. O hotsite especial do Ser a partir deste final de semana, é um canal criado especificamente para o projeto. Trata-se de uma plataforma digital intuitiva, de fácil navegação, trazendo informações relevantes sobre o tema, distribuídas em notícias, vídeos e materiais diversos. Um diferencial do hotsite é a colaboração de escolas e estudantes na produção de diversos conteúdos especiais.

SAIBA MAIS

- Uma novidade do hotsite é a área de entretenimento, contendo tarefas lúdicas para os estudantes fazerem em casa. Também são parte do conteúdo on-line uma área de download de materiais de aperfeiçoamento e de boas práticas de professores e outra para depoimentos em vídeo, enviados pela comunidade, sobre como as pessoas estão lidando com a educação durante a pandemia.

- O Desafio Ser Educação é um destaque do projeto em 2021. Será uma atividade voltada aos estudantes, com a curadoria de uma instituição parceira por vez, que irá estabelecer o tema, as regras e a premiação do desafio.

- Outra ação é o Minuto Me Ensina, apresentando vídeos de professores que compartilham seus conhecimentos e também vídeos feitos por alunos para mostrarem algum projeto desenvolvido em determinada matéria. Os materiais serão postados no hotsite e nos perfis do Instagram e nas páginas do Facebook dos veículos do Grupo Sinos.

- Ainda serão publicadas colunas mensais nos jornais impressos, com textos relacionados à educação.

Para visualizar o hotsite, acesse www.gruposinos.com.br/sereducacao.

Instituições parceiras falam sobre o projeto

“Não somos uma ilha. A educação é uma causa que precisa ser de todos e o Instituto Ivoti se sente privilegiado em participar do Ser Educação. É uma oportunidade para compartilhar experiências e ajudar na nossa saúde física ou mental, por meio de atividades desenvolvidas rotineiramente na escola, mas que agora encontram seus espaços nos lares ou onde for possível acessar práticas benéficas a todos.”
Everton Augustin
Diretor geral do Instituto Ivoti

“O Ser Educação é um excelente espaço para partilhar as vivências pedagógicas. Em 2020, professores e setores do Colégio Espírito Santo tiveram a oportunidade de falar sobre as iniciativas desenvolvidas no cenário do ensino remoto. Nesta segunda edição, além das experiências que estão acontecendo on-line, esperamos apresentar ainda as ações nos modelos híbrido e presencial.”
Irmã Maria Sônia Muller
Diretora do Colégio Espírito Santo

“Em tempos obscuros e de muitas incertezas, a informação é a luz. Para que se possa iluminar uma sociedade é preciso dar valor à pesquisa, à experimentação, à ciência, enfim, ao conhecimento. E compartilhá-lo, portanto, é o papel do projeto e, por essência, da Universidade Feevale. Somos uma instituição profundamente comprometida com o desenvolvimento e o brilho da nossa comunidade.”
Gabriel Daudt
Coordenador de Marketing da Universidade Feevale

“A Faccat existe para ‘ser educação’ e isso resume a importância de participarmos do projeto. Ninguém constrói nada sozinho e também não há fórmulas mágicas. É necessário dialogar e compartilhar experiências e é fundamental valorizar as ações de professores, alunos e comunidade, ainda mais nesse momento. Tudo dentro de um espírito de compreensão, solidariedade e acolhimento.”
Delmar Backes
Diretor geral da Faccat

“O Ser Educação permite uma aproximação maior das instituições de ensino com a comunidade, algo bem importante nesta época de distanciamento. Com a força do Grupo Sinos, cria-se um canal de comunicação mais abrangente, usando as mídias digital e impressa e ampliando os espaços para divulgar nossas propostas e projetos. E possibilita ainda às escolas compartilharem suas experiências.”
Ramon Fernando Hans
Diretor da Fundação Liberato

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Imunização
premium

Vacinação contra Covid-19: relatos de gaúchos que vivem no exterior

Mundo
ENTRETENIMENTO

Confira 19 curiosidades sobre o príncipe Philip e a família real

Gente
Imagens históricas

Confira a galeria de fotos da família real

Gente
Quem é quem
premium

Saiba como fica o secretariado de Fatima Daudt para o segundo mandato

Novo Hamburgo