Publicidade
Notícias | Ser Educação Ensino

Enem chegando... e agora?

Leia conteúdo especial desenvolvido pela Unisinos para o projeto Ser Educação

Publicado em: 10.11.2021 às 07:00

Profa. Dra. Sabrina Vier
Coordenadora do Curso de Letras – Português – Licenciatura EaD

O Enem se aproxima... o coração batendo forte e as dúvidas sobre como se preparar surgindo? Sinal de que você sabe do papel desse exame na vida dos/as estudantes e do desafio que é responder a 180 questões objetivas e escrever um texto dissertativo-argumentativo. Mas ficar ansioso ou ansiosa não vai ajudar, não é? É importante acalmar o coração e seguir firme nos seus estudos.

Assim, neste mês que antecede a prova, vale focar na revisão de pontos imprescindíveis no exame. Em Língua Portuguesa, por exemplo, reveja aspectos relacionados às figuras de linguagem, aos gêneros textuais, ao uso de sinais de pontuação, à argumentação e à variação linguística. Converse com seu professor e sua professora para verificar que aspectos são estes em cada área e organize um cronograma de estudos – não fique preso/a a somente uma disciplina, certo? Procure balancear tempos de revisão e de exercícios – contemplando todas as matérias.

Isso mesmo: é preciso estar familiarizado/a com o tipo de questão presente na prova. Ou seja, vale exercitar algumas questões de cada disciplina! Observe os tipos de enunciado que costumam aparecer, bem como as alternativas oferecidas para cada questão. E, se der, treine 90 questões no tempo previsto: conhecer a prova e saber lidar com o tempo geram segurança, e segurança gera tranquilidade!

E a redação? Bora se preparar também! O texto solicitado no exame é sempre o mesmo: um texto dissertativo-argumentativo. Leia nosso ebook “Redação nota 1000”. Nesse material, damos dicas importantes para você arrasar em seu texto! Vale buscar fazer algumas redações, por meio de temas já aplicados no exame, para treinar a organização de suas ideias e, a cada novo texto, aprimorar sua argumentação. Combine com um/a amigo/a que também está se preparando e sejam o/a leitor/a de seus textos: observem como vocês contextualizam sua tese, quais argumentos trazem para provar seu ponto de vista e de que forma intervêm em cada ponto levantado. Também verifiquem a construção dos parágrafos e das frases, o uso dos sinais de pontuação e da crase, por exemplo. Se der, se preparem com o tempo também: geralmente, tem-se uma hora para a escrita do texto.

Por fim, nos dias anteriores à prova, busque relaxar, conversar com a gurizada, descansar, se alimentar bem, fazer algo de que goste. Este é um exame extenso e, por que não, cansativo. Ir para prova com calma, confiando em você, que estudou e se preparou para o exame, é uma dica muito importante! Daí... vai lá e arrasa!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual