Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | verao DEU PRAIA

Nem só de mar vive o veranista: lagoas são opção no litoral gaúcho

Uma das preferidas dos banhistas é a Lagoa dos Barros, em Osório, envolta pela lenda da noiva

Por Juliana Nunes
Publicado em: 24.01.2022 às 06:00 Última atualização: 24.01.2022 às 14:06

Além do mar, o Litoral Norte tem outras opções para quem quer fugir do calor. As lagoas oferecem águas tranquilas e têm sido a escolha de moradores e veranistas. Neste domingo (23), uma das mais procuradas foi a Lagoa dos Barros, que faz parte de Osório. Com fácil acesso e bancos de areia que permitem uma "praia particular", o local fica movimentado aos finais de semana. 

Lagoa dos Barros é opção para as famílias. Laci lopes da Conceição, à esquerda, curtiu o domingo em família
Lagoa dos Barros é opção para as famílias. Laci lopes da Conceição, à esquerda, curtiu o domingo em família Foto: Diego da Rosa/GES

Por isso, Rosângela Terra, 50 anos, que presta serviços gerais, faz questão de chegar cedo. "Cheguei era umas 6 horas. De tarde, lota. Chegando cedo a gente pega uma sombra para fazer um churrasco depois e conseguimos aproveitar bem a lagoa", comenta a moradora de Viamão, que teve a companhia do marido, o motorista Leandro Lopes, 46.

A sogra de Rosângela, a babá aposentada Laci Lopes da Conceição, 73, chegou um pouco depois, por volta das 9h30, e ficou boa parte do tempo na cadeira, dentro da Lagoa dos Barros. "Gosto muito da combinação sol e lagoa. Por enquanto estou me hidratando com água, está muito quente. Mas depois, vou trocar a água pela cerveja", diz a aposentada.

Também fizeram parte do lazer em família a vendedora Leonara Soares, 25, a supervisora de operação Cristiane Mocelin, 35, a Tháis Marques, que atua com recursos humanos, 25, e a auxiliar administrativa Myrella Terra, 22.

Cantinho exclusivo

A lagoa em Osório recebe muitos visitantes, mas ainda assim registra movimento bem inferior ao das praias e segundo o morador do local e corretor de imóveis Rafael Nunes, 31, é melhor que permaneça assim.

"É um ambiente muito mais calmo e mais família. Costumamos vir dia de semana e também aos sábados e domingos", relata Nunes, que esteve ontem na lagoa com a família, incluindo a mãe, a bancária aposentada Ivone Garibaldi, 58. "Acampamos na sombra e ficamos na lagoa. Levamos alimentos e bebidas e às vezes fazemos um churrasquinho", completa Ivone.

A lenda

A Lagoa dos Barros também é conhecida por uma lenda. Dizem que o fantasma de uma noiva anda pelas suas margens nas noites de lua cheia. A lenda ganhou popularidade após a morte de Maria Luiza, que, em 1940, aos 17 anos, foi assassinada pelo noivo Heinz Werner, que lançou seu corpo nas águas.

Domingo de mar limpo em Imbé

Rodrigo Vargas com a filha Manuela na praia de Imbé
Rodrigo Vargas com a filha Manuela na praia de Imbé Foto: Diego da Rosa/GES

Em Imbé, o clima no início da tarde de domingo (23) ficou na casa dos 30ºC e com mar limpo, muitos aproveitaram as águas. Como o representante comercial Rodrigo Vargas, 45, que estava com a filha Manuela Rippel Vargas, 6. Foi a primeira vez que eles escolheram Imbé como destino do final de semana.

"Antes ficávamos em Nova Tamandaí, viemos para Imbé e gostamos bastante. Vamos voltar em outras oportunidades. O mar está bom e dá para ficar com as crianças. Além da minha filha, vieram os meus afilhados", menciona o morador de Rolante, no Vale do Paranhana.

Tramandaí também registrou altas temperaturas e mar limpo. Mas nas duas praias a bandeira amarela mostrava que era necessário cuidado e atenção.

Quatro pontos impróprios para banho

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental divulgou o 6º boletim de balneabilidade. Quatro pontos apresentam condição imprópria para banho:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.