Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

'Uso das mídias para acalmar as crianças só prejudica o desenvolvimento', afirma psicóloga

Bruna Kuhn é psicóloga 

Publicado em: 12.10.2019 às 10:58 Última atualização: 12.10.2019 às 10:58

O tema: “crianças e o uso das tecnologias” está em evidencia entre a população geral e os especialistas. Segundo as Associações de Pediatria do Mundo, para crianças menores de 2 anos não é recomendado nenhum tempo de exposição à telas. Para crianças de 2 a 5 anos, acredita-se que se deve estabelecer uma rotina, delimitando esse tempo de exposição a uma hora por dia, evitando que isso ocorra em momentos de refeições ou de entretenimento da família. Além disso, recomenda-se que não se faça o uso de telas ao menos uma hora antes de dormir, a fim de não interferir na qualidade do sono. Crianças pequenas necessitam de muito tempo para brincar, explorar e principalmente interagir com as pessoas. Então, quão benéfico é estimular ou promover o uso de telas para as crianças?

Nos dias atuais, desde muito cedo as crianças já possuem algum tipo de contato com as tecnologias, seja por meio de celulares, tablets, computadores, jogos eletrônicos, entre outros, de forma direta ou indireta. É bem provável que se você convidar uma criança que está acostumada ao uso das tecnologias para brincar de caçador, passa anel ou pular elástico, ela não saberá o que fazer. 

O fato é que as crianças que não estão acostumadas a interação com as pessoas, comumente preferem se divertir por meio do mundo virtual (jogos eletrônicos ou redes sociais) em detrimento de atividades que exigem esforço físico e uma interação social mais proximal.

Levando em consideração a presença da tecnologia em nossas vidas, deve se reforçar a importância da mediação de um adulto entre a criança e o aparelho tecnológico, pois sem essa intervenção a crianças não aprende, apenas decora os passos a serem seguidos, sem um objetivo específico. Desta forma, podemos alertar que fazer o uso das mídias simplesmente para acalmar as crianças, só prejudica sua relação e desenvolvimento e pode lhe traz problemas relacionados a imposição de limites e tolerância a frustração, bem como no seu desenvolvimento emocional. É importante que as crianças aprendam a controlar suas emoções a partir das relações e diálogos que estabelecem com os adultos e outras crianças e isso somente pode ocorrer no mundo real.

Por fim, sugere-se que cada família, pais ou responsáveis reflitam sobre como estão fazendo o uso das tecnologias em suas casas, em quais momentos e porque estão oferecendo esse eletrônicos, lembrando que os adultos são os exemplos para as crianças e a importância de nessa fase do desenvolvimento se ter mais olho no olho e menos olho na tela. Além disso, recomenda-se que neste dia das crianças você presenteie a criançada com passatempo reais, apresente à ela brincadeiras antigas, da sua época, mostre para ela o mundo para além das telas, tenho certeza que essas brincadeiras vão encantá-las tanto quanto às tecnologias os encantam.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.