Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

O RS dividido em muitas regiões no combate ao vírus

Ao invés de nove, serão 21 regiões com controle diferenciado das suspensões, restrições, flexibilizações e liberações das atividades

Por Guilherme Schmidt
Publicado em: 28.04.2020 às 13:48

No início desta semana se destacou a preocupação de novos decretos sob as bandeiras (vermelha, laranja, amarela e verde) de distanciamento controlado com poucas divisões regionais (nove) que colocariam em um mesmo grupo cidades com necessidade de maiores restrições e outras de risco menor. Ainda estamos no aguardo da decisão do governo do Estado, mas já é pré-confirmado que devem ser anunciadas 21 regiões com possibilidade de controle diferenciado, de bandeiras diferenciadas conforme sua necessidade de controle maior ou menor da proliferação do novo coronavírus. Ainda não se sabe como a nossa região será afetada, mas a grande expectativa é em relação ao comércio e indústria. A pressão tanto sobre o governador Eduardo Leite como sobre os prefeitos é grande, vinda principalmente de representantes de atividades econômicas paralisadas. Eles pedem a volta a uma "quase normalidade", com restrições necessárias, mas encerrando-se a proibição de abertura. O tema é polêmico, já que o fim de medidas de isolamento é uma porta para a transmissão do vírus, até o momento controlado pelas medidas tomadas por Estado e municípios.

Máscaras e a normalidade

As máscaras deverão ser a grande arma da retomada a uma "quase normalidade" aqui na região e também em outra cidades gaúchas. Obrigatórias em alguns municípios, obrigatórias parcialmente em outros e apenas recomendadas em vários municípios, as máscaras vão ganhando cada vez mais as ruas e a adesão da população, que entende que é preciso, de alguma forma, se proteger contra este vírus que mudou a vida de todos aqui e pelo mundo afora. O mês de maio deverá ser marcado pelo avanço da obrigação do uso de máscaras para quem for às ruas.

A volta dos pardais

Desligados desde julho de 2019 nas rodovias estaduais, os pardais das nossas RSs devem voltar à ativa um ano depois. O governo do Estado está assinando com as empresas que terão 60 dias para a instalação. Pessoal que estava “desacostumado” com os limites na Scharlau, na RS-240, por exemplo, vai ter que se ligar a partir de julho.

Fogo na BR

No final de semana pontos do canteiro central da BR-116 registraram queimadas, em São Leopoldo (perto da Scharlau) e Novo Hamburgo. A vegetação virou cinzas no trecho. A combinação de mato seco com uma fagulha é fogo na certa. E não são poucos os motoristas que ainda jogam pela janela um resto de cigarro aceso.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.