Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Coluna

Brasileirão 96

Por Maurício Wiklicky
Publicado em: 16.05.2020 às 06:00

Essa semana vi novamente os dois jogos da final de 96. Fiz alguns comentários no meu Twitter (@mwgremio, se não me segue fica a dica), sobre como era diferente o futebol daquele tempo com o de hoje. O ritmo e velocidade, o espaço entre as linhas, a falta de compactação, jogadas mais duras. Tudo diferente, mas não significa que era melhor ou pior. Tudo uma questão de tempo. Todos aqueles grandes jogadores poderiam entrar em campo (com as condições atuais de preparação física, tecnologia, dados, fisiologia, etc...) É errado comparar épocas, se torna até injusto. Tostão em recente entrevista, que citei na coluna de semana passada, disse que cada época tem seu devido valor, e quem compara só quer polêmicas vazias.

Paulo Nunes

Um craque. Jogador moderno. Atuava em todas partes do campo ofensivo. Tinha grande movimentação, procurava os espaços vazios, chegava perto dos companheiros para tabelar, e sempre estava bem posicionado para receber a bola, seja para uma assistência ou finalização. Da nossa época dourada entre 94 e 97 ele foi o nosso craque, no conjunto da obra.

Faz tempo

Já são 24 anos sem Brasileiro, tudo bem que temos times que fazem mais de 40, mas não podemos comparar por baixo. A dúvida que deixo para vocês é: preferem ganhar a quarta Libertadores ou o terceiro Brasileirão?

Uniforme

O novo uniforme foi lançado. Só tenho uma coisa a dizer: não existe uniforme do Grêmio feio. Quem não concordar tem que rever seu conceito de o que é ser gremista. Tudo que é do Grêmio será sempre bonito na minha visão.

Dicionário tático

4-4-2 – sistema tático da moda na década de 90, que utilizamos no título Brasileiro. A diferença na formação tática está no meio, que pode ser quadrado (como era o Grêmio de 96), em linha (característico Europeu e que veio ao Brasil no fim da década passada) ou em losango, com um volante fixo e um armador clássico.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.