Publicidade
Opinião Artigo

Os problemas não são para sempre

Por Jackson Buonocore
Publicado em: 26.12.2020 às 03:00 Última atualização: 26.12.2020 às 12:02

Não importa por quantos problemas nós passamos, porque eles não são para sempre. Esse discurso parece mágico, mas não é: pois o pensamento é o ensaio da ação, como nos ensina a ciência. Sigmund Freud, seguindo a mesma linha de raciocínio, diz que quando temos problemas e se agirmos antes de pensar, as consequências para resolvê-los podem ser desastrosas.

Aprendemos ao longo da vida, que não existe "bola de cristal" para equacionar os problemas, contudo, a fim de solucioná-los precisamos de reflexão, calma e tempo. Freud comprovou que o caminho está no autoconhecimento, que é essencial para alcançarmos o sucesso na vida, e não por meio de fórmulas fantasiosas.

Assim, ansiamos que os ponteiros do relógio corram para que os problemas desapareçam. Porém, às vezes, tem gente complicando a nossa vida, como disse Freud: "Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas."

Além do que, todos os dias somos bombardeados com preocupações irracionais sobre o fim do mundo ou de que podemos ficar gravemente doentes e por isso nos oferecem propostas "miraculosas". Freud reiterou que apenas as experiências próprias são capazes de nos tornar pessoas sábias.

Não obstante, devemos buscar alternativas ou avaliar os nossos pontos fracos e fortes, que melhor se adaptam para sanar os problemas. A psicanálise e a psicologia nos orientam da importância de refletirmos sobre quem somos, de conhecer os nossos sentimentos e comportamentos, que se alicerçam nas vivências e experiências de cada um.

É claro que a vida é cheia de alegria e beleza, mas pode ser cruel para algumas pessoas. Apesar disso, necessitamos manter o equilíbrio mental e emocional, já que em nossa volta existe loucura e maldade. Aliás, o egoísmo e a ganância estão à espreita: com mensagens sedutoras, que propõem desfazer os nossos problemas, nos impedindo de evoluir como adultos.

No entanto, temos que ter consciência de que os problemas são reais, e que depende do jeito que escolhemos de lidar com eles, já que a vida colocará novos obstáculos que devem ser superados, nos permitindo experimentar diferentes caminhos e ouvir outras opiniões, desde que não sejam baseadas em ideias simplistas.

Enfim, é como afirmou o grande Benjamin Franklin: "Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença", ou seja, está em nossa capacidade de compreender a vida como um todo e não de maneira fragmentada.

 


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual