Publicidade
Opinião

A tensão das aulas presenciais

Por Patrícia Spindler
Publicado em: 22.02.2021 às 12:00

O retorno às aulas acontece junto de alguns debates necessários para a complexidade do momento. É de extrema importância dialogar e pensar junto, com toda a comunidade escolar, pois não são poucos os desafios. Há muita tensão nestes dias.

As crianças estão um tanto ambivalentes, evidenciando as incertezas de suas famílias, escolas e governantes. A preocupação sanitária precisa ter foco para que os estudantes sejam bem recebidos, mas não só. Após um ano sem entrar nas escolas, a sensação de que o vírus mora lá dentro tem deixado crianças, adolescentes e também adultos com uma série de sintomas psicológicos e sensações desconfortáveis.

A dificuldade de retomar a rotina, fazer amigos e voltar a socializar tem provocado sentimentos diversos e contraditórios, gerando sofrimentos e ansiedades. A necessidade de aprender juntos a combater a disseminação do vírus e, mais do que nunca, lidar com a insegurança, o medo, o isolamento, as inúmeras alterações de rotinas e indefinições têm exigido muito de todos.

É preciso calma, informação, conversa e escuta acolhedora. Ter empatia, resiliência, foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro também são habilidades que estão sendo exigidas e aprendidas. A isso podemos chamar de competências socioemocionais que vêm sendo colocadas à prova.

Essas capacidades se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Elas podem ser observadas na forma em que reagimos frente a estímulos individuais e sociais. A persistência, a assertividade, a autoconfiança e a curiosidade para aprender são alguns exemplos.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.