Publicidade
Opinião Opinião

Movimentar-se é a chave

Por Débora Trierweiler
Publicado em: 03.05.2021 às 14:11

Aproximadamente 400 mil casos de trombose profunda acontecem no Brasil ao ano. E se não diagnosticada e tratada pode trazer sérias consequências, especialmente o tromboembolismo pulmonar. A trombose é um coágulo formado nos vasos sanguíneos que impede ou dificulta a circulação de sangue naquele lugar. Dependendo do lugar onde este coágulo está poderá ser fatal. Mesmo que a trombose em si não seja fatal como acontece nas pernas, a Trombose Venosa, o coágulo formado pode ser libertar e andar pela corrente sanguínea, podendo se alojar no pulmão, causando o que chamamos de embolia pulmonar.

Às vezes sentimos uma dor nas pernas que parece dor muscular, mas precisamos ficar atentos para inchaços nas pernas e nos pés, dor quando você fica de pé ou caminha. A área que está doendo pode estar mais quente que o normal, ficando a pele vermelha ou mesmo descolorida, e as veias próximas à superfície da pele podem estar maiores do que o normal. Ao perceber estes sintomas, não hesite, procure um médico vascular. Para prevenção é necessário não ficar muito tempo sentado, pois a panturrilha quando se contrai ajuda a melhorar a circulação do sangue. Sangue parado facilita a formação dos coágulos. Movimentar-se é a chave.

Na parte da alimentação ou suplementação, aumente o consumo de Vitamina C, que fortalece a parede dos vasos sanguíneos. O resveratrol, encontrado na uva, é antioxidante, cardioprotetor e inibe a agregação de plaquetas, diminuindo o risco da formação dos trombos. Linhaça e chia são ricas em vitaminas do complexo B, auxiliam na boa circulação e são fontes de ômega 3, que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.

 


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.