Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

Nova fase na pandemia

Por Leandro Minozzo
Publicado em: 13.10.2021 às 03:00

Com alívio e cuidado iniciamos um tempo tão esperado: o da superação da pandemia. Não é ainda a vitória, mas a percepção de que o pior provavelmente ficou para trás e que a vacinação entregou o que prometeu. O uso de máscaras é indicado e será assim por mais alguns meses. Chato? Acho melhor lembrarmos do que tivemos entre fevereiro e abril deste ano. Aquilo, sim, foi muito ruim, desconfortável, angustiante e sufocante.

Aliás, chegamos ao momento de refletir sobre muitas coisas que nos colocaram em risco nesses últimos 18 meses. Notícias falsas, uso político de medicamentos que não ajudavam (e ainda faziam mal), demora de governantes em decretar medidas de maior isolamento e até descaso com a vida de idosos e de pessoas com morbidades foram elementos extremamente nocivos e viralizaram em postagens e palavras de pessoas que, duvido, realmente sabiam o que estavam dizendo.

Nossa cidade teve, felizmente, luzes que ajudaram a evitar que tivéssemos uma tragédia ainda maior. A imprensa responsável do Grupo Sinos - que, ao dar espaço para a Ciência ajudou a diminuir a pressão de condutas equivocadas sobre políticos locais - e a Feevale foram importantes.

Destaco a insistência, a didática e a ação cidadã do cientista Fernando Spilki, reconhecida também pela OMS nos projetos que liderou na universidade. Conhecimento e escuta são fundamentais nesses tempos de redes sociais e de pessoas com pouca qualificação técnica e muita certeza retórica. Vamos em frente!


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.