Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

Adeus, figueira amiga!

Por Gustavo Link
Publicado em: 23.05.2022 às 03:00

Seria mais um dia de outono, no qual o verão ainda dá seus últimos suspiros, com as pessoas indo trabalhar normalmente; porém, com muitos pássaros saindo de sua morada pela última vez. Imagine ter durante anos a companhia e proteção de uma grande amiga e saber que o dia da morte dela chegou. Por mais próspero que pudesse parecer o dia, por maior que fosse o empenho, cuidado e atenção dos profissionais responsáveis, nada mudaria o fato de ser um dia triste. O choro alivia, o abraço conforta, mas não revertem a sentença. Uma figueira, várias histórias, algumas lendas e uma energia que parecia purificar a quem estivesse abaixo de sua copa. Se esse dia pudesse chamar-se de seu funeral, eu diria que foi um evento digno de sua plenitude: rua fechada, caminhão de bombeiros, ambulância e um guindaste que podia ser visto a centenas de metros de distância, chamando todos a virem ver o que acontecia.

Algumas pessoas dedicaram seu dia a acompanhar esse momento, outras fizeram esforços sobre-humanos para garantir que tudo ocorresse bem. Pessoas se feriram por dentro e por fora, para que a partida dessa figueira fosse digna de sua representatividade. Da indagação da senhora de idade à expressão de tristeza da criança ao receber a notícia da retirada da árvore, conseguiu-se notar que suas raízes haviam se espalhado pelo bairro todo, entrelaçando-se nos corações dos moradores. Mas assim é a vida, e a figueira centenária, que há 130 anos nasceu sobre uma amoreira, agora deixa um vazio enorme no espaço que ocupava. Entretanto, preenche nossos corações e eternamente nossas lembranças. Ainda em tempo, abre lugar para que novas árvores e novas vidas iniciem um ciclo de muitos frutos para quem lhes oferecer três coisas importantes: água, alimento e amor.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.