Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

Ao dirigir um automóvel

Por Heda Seffrin
Publicado em: 23.05.2022 às 03:00

Considerando que o automóvel, ao conduzi-lo, é um prolongamento da nossa casa, devemos nos comportar como verdadeiros anfitriões. É necessário aprender a portar-se de maneira civilizada e cordial, como se todos os motoristas fossem nossos amigos e os pedestres, nossos irmãos.

Embora não seja tão fácil assim, onde todos estão apressados e muitas vezes mal-humorados, a cortesia de uns para os outros evitam confrontos desnecessários. É difícil entender por que certos motoristas se mostram tão furiosos e intolerantes com os outros. Basta diminuir a velocidade para que entrem em ação as buzinas, os gritos, os palavrões.

A sociedade humana atribui obrigações e deveres de cujo cumprimento depende o entendimento social e cultural dos povos. Tolerância, compreensão, bom-senso, delicadeza e boas maneiras formam um conjunto de valores éticos na sua mais pura expressão.

Um motorista que presta atenção a seus semelhantes e que dirige com segurança merece todo o respeito e consideração. É necessário saber conduzir e saber conduzir-se.

O motorista educado não estaciona seu carro numa vaga destinada para pessoa com deficiência física, não joga lixo pela janela, não buzina sem necessidade e não ocupa duas vagas.

Consulte a pessoa que está em sua companhia antes de ligar o rádio, o ar-condicionado, antes de levantar ou abaixar os vidros. É uma questão de boa educação.

Espera-se que a mulher na direção do seu carro continue bem-educada e tão responsável como em sua vida familiar, social e profissional. A boa educação é prova de superioridade e a polidez é uma forma de disciplina que atua em nosso favor. Sejamos educados, sempre!


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.