As questões de segurança pública atingem todos os cidadãos. Ao levar os filhos à escola ou caminhar pelas ruas de nossas cidades, muitos já sofreram violência ou tiveram conhecidos vítimas dela.
O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) existe desde 2018 para melhorar o aparato policial com a compra de armamentos e viaturas e o apoio a projetos específicos de cada região. As empresas enquadradas como Lucro Presumido e Real podem destinar até 5% do ICMS pago ao programa, sendo 90% do montante compensáveis com o tributo e 10% doação. Também pode ser feito aporte como adiantamento e compensado em períodos posteriores, gradativamente.
A ACI recebeu representantes da segurança pública e líderes do projeto em diversas ocasiões, para poder orientar seus associados. No site https://www.piseg.rs.gov.br/ é possível escolher o projeto e a região (seu contador pode fazê-lo, com as horas adicionais).
Em palestra no Prato Principal da entidade, o tenente-coronel André Ribeiro, então comandante do 3º BPM, disse que São Leopoldo conseguiu adquirir 11 viaturas através do Piseg e Novo Hamburgo, apenas três.
O diretor da ACI, Leandro Cezimbra, visitou a Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo para conhecer melhor suas necessidades e, com as informações obtidas, um objetivo foi definido: na gestão 2022/23, a ACI pretende levantar R$ 300 mil para a compra de uma viatura blindada. Desafio está lançado!