Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

Te mete com Osório...

Por Mauro Blankenheim
Publicado em: 24.05.2022 às 03:00

Honra teu pai e tua mãe. Esse é o início sem rodeios, de um dos mais diretos preceitos bíblicos, o quarto mandamento. Poucas vezes vejo uma aplicação tão frequente dessa prática quanto no caso dos irmãos Benfica, os repórteres de rádio. Numa inequívoca demonstração de caráter, os dois mimam os pais o tempo todo, inclusive nas redes sociais, com especial amorosidade. Apoiado nas investigações de eméritos pesquisadores sherlockianos, Silvio lança seu livro contando a história da emissora que o catapultou para o estrelato no rádio esportivo: a Rádio Osório, de quem a gente, quando criança, era ouvinte contumaz e mandatório nos veraneios de três meses em Tramandaí. Criada pelo pai Argeu e um sócio, a vida da rádio é revisitada no detalhe, mostrando o grau de heroísmo e desprendimento que demandava construir e consolidar uma rádio no interior, quando a força real desses canais e toda a sua credibilidade, residiam quase com exclusividade, nas capitais e regiões metropolitanas.

Segredos e Bastidores traz uma história de iniciativas estilosas e mercadológicas de que pouco se tem notícia no rádio gaúcho. Impressa em papel luxento, com textos de capa em relevo, essa epopeia não merecia embalagem de menor valor.

Nos anos 1950, em que o rádio mandava imperialmente nos hábitos dos consumidores e de seus próprios consumidores, os ouvintes, nascia nas isoladas ondas AM um embrião de genótipos e fenótipos com relevante sucesso na comunicação, como o Luís Henrique, de espantosa semelhança com o pai, o Afonso Cardoso da propaganda e há menos tempo, o professoral comunicador Filipe Gamba. Cláudio Brito redigiu a orelha da obra convidando os leitores à diversão. Sigam o Brito. Leiam o rádio.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.