Publicidade
Opinião

Higiene mental

Publicado em: 11.05.2023 às 03:00

A higiene mental ocupa posição de destaque entre os fatores da boa saúde, onde estão as raízes de uma mente saudável e equilibrada. Nesta era tecnológica, as preocupações que nos atormentam podem ter as mais variadas origens no equilíbrio emocional: o intenso trabalho intelectual, a situação política, o bulício das grandes cidades e assim por diante. A irritabilidade, companheira indesejável, capaz de originar atos irrefletidos, provém das preocupações ocasionadas pela agitação da vida moderna.

Campoamor, notável diplomata espanhol, era louvado por todos e invejado por muitos, dada a sua calma sobrenatural. Sempre soube enfrentar e resolver as mais difíceis crises na esfera mundial. Na sua escrivaninha foi encontrada uma funda gaveta rotulada "coisas que o tempo resolverá", documentos já velhos, mas que tinham perdido toda a sua significação prática. Assim, Campoamor se resguardava com as preocupações aparentemente inevitáveis e preservava o otimismo, tornando-se mestre do bom humor. É verdade que nem tudo se resolve pelo seu método. E que fazer quando estamos agitados, irritados?

Bom método é respirar profundamente, algumas vezes. Esta prática garante maior oxigenação do sangue e exerce no cérebro um benefício estimulante e inibidor da irritação. Produz também bom resultado contar até dez, vinte, cinquenta ou cem. Frequente ambientes naturais, onde os únicos sons audíveis sejam os da natureza, a brisa que farfalha nas árvores, os passarinhos que gorjeiam nos arbustos, o riacho que corre sobre as pedras. Esses sons primordiais podem fazer diferença na sua saúde e higiene mental.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual