Publicidade
Opinião

Propósito

Publicado em: 16.05.2023 às 03:00

Existe dentro de cada ser humano uma inquietação (vontade de sentido) que deve ser provocada, estimulada positivamente. Inquietação que se estiver ausente provoca uma sensação de vazio, desmotivação e inação. Porém, quando estimulada tem um efeito transformador e arrebatador na vida de cada um de nós.

Dentro das empresas é fundamental que exista essa inquietação. É o maior bem que uma organização pode ter, mas, geralmente, não se percebe por se tratar de algo intangível.

Quando provocamos essa inquietação nos colaboradores e a alinhamos com metas e objetivos pessoais e da organização, temos o que chamamos de propósito e é ele que instiga pessoas a darem o melhor de si.

Muitos pensam que apenas premiações ou punições mexem com pessoas, e questionam o que é melhor, se premiações individuais ou coletivas. Premiações individuais podem gerar uma competição interna que, muitas vezes, prejudica as equipes; coletivas, podem levar ao desânimo ou fazer com que alguns queiram se beneficiar do esforço dos outros. Esta questão fica para trás quando se percebe que o que verdadeiramente move pessoas é o propósito.

Igualmente penso que a função das escolas é provocar e estimular a inquietação de seus alunos. Escolas que apenas cobram respostas certas não extraem dos jovens aquilo que têm de melhor. É quando são estimulados a questionar e provocados em suas inquietações que percebem o propósito de suas vidas. Se não os estimularmos positivamente, outros o farão negativamente.

Colocar em prática nossas inquietações é ter propósito, e uma vida com propósito vale a pena ser vivida.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual