Publicidade
Opinião OPINIÃO

Bons modos fora de moda?

Publicado em: 12.06.2023 às 03:00 Última atualização: 12.06.2023 às 14:48

Vamos direto ao assunto, sem atalhos nem metáforas: bons modos estão fora de moda? Com licença, obrigado, por favor... uma infinidade de expressões teriam sido descartados pela cultura moderna, por conta de nova filosofia, que é levar vantagem e tornar-se vencedor?

Se tem uma coisa que nossos pais e professores - da tão criticada educação tradicional! - nos ensinaram foi exatamente isso: bons modos, decência, respeito aos mais velhos, dar lugar no ônibus às mães com bebês e aos idosos.

Lembro uma das recomendações de minha mãe quando dirigia a carroça para a lavoura: se um dia cruzasse por cortejo fúnebre, deveria parar, tirar o chapéu e seguir somente depois.

Fórmulas de cortesia, tratamento respeitoso recebeu, faz tempo, passe livre, e a gente considera isto cafona, achando que revolucionamos o mundo com grosseria e vulgaridade. Assimilamos, estranhamente, a cultura da prepotência, de quem pode tudo, de quem não precisa pedir licença, agradecer ou pedir escusas.

Dificilmente se dá lugar para alguém, mesmo pessoas idosas e já não se dá preferência à dama. Dificilmente se encontrará no pátio da escola um aluno disposto a socorrer a gente para carregar algum peso, com medo do deboche da turma. Que loucura: medo de ser correto por causa da gozação! Em meu tempo, isto era orgulho e honra.

Que fique claro: bons modos não estão fora de moda, aliás, o contrário, podem ser decisivos na avaliação para um emprego, mas, acima de tudo, integram as competências mínimas de quem quer vencer na vida.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual