Publicidade
Opinião | Coluna Mercado Economia

Ford acende alerta

Por Juliana Nunes
Publicado em: 13.01.2021 às 08:00

A decisão da Ford, que anunciou o fechamento de suas fábricas no Brasil, é um sinal de alerta para os governos. É o que afirma a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que defende a aprovação de medidas para a redução do Custo Brasil, entre elas, a reforma tributária. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, o encerramento das atividades em um momento de recuperação econômica traz impacto na questão de empregos e também na cadeia produtiva do setor automobilístico, uma das mais complexas da indústria brasileira. "Reforça a urgência de se avançar na agenda de competitividade e redução do Custo Brasil", diz Abijaodi.

Mudanças na cooperativa

A partir de 1º de fevereiro, Gelsi Belmiro Thums, atual vice-presidente, assume a presidência da Cooperativa Santa Clara. Sauthier seguirá no Conselho como vice-presidente e Itamar Tang continua como secretário. O Conselho é eleito a cada três anos.

Focada no desenvolvimento

A nova gestão da Federasul tem se reunido para traçar metas e projetos para 2021. Sob o comando do presidente Anderson Trautman Cardoso, a entidade pretende focar em pautas que contribuam com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. "Seguiremos firmes em nosso propósito de congregar entidades da classe produtiva em prol do empreendedorismo, visando ao desenvolvimento econômico e social de nosso Estado", afirma Cardoso.

Reingresso no Simples Nacional

Empresas excluídas do Simples Nacional por dívidas com a Receita Estadual podem fazer nova opção até 29 de janeiro. A Receita Estadual efetuou a exclusão de 3.397 empresas optantes pelo Simples Nacional que apresentaram débitos de ICMS sem exigibilidade suspensa e não regularizaram sua situação em 2020. O total de ICMS devido pelas empresas excluídas chega a R$ 130,5 milhões.

Marketing para MEI

O Sebrae RS lançou o segundo módulo da Trilha MEI Dono do Seu Negócio, que faz parte de uma série de conteúdos gratuitos e on-line sobre marketing, para microempreendedores individuais divulgarem seus negócios no mundo digital. São três vídeos com abordagens sobre o conceito e função da marca e o melhor momento para apostar na própria marca.

Calcemoda ficou para fevereiro

Em função dos decretos da prefeitura de Curitiba e do Estado do Paraná, que estabelecem medidas de combate à Covid-19, a data da Calcemoda foi alterada novamente. A feira, que ocorreria em janeiro, será entre 7 e 10 de fevereiro no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.