Publicidade
Opinião | Coluna Mercado Economia

Estável, mas incerto

Por Juliana Nunes
Publicado em: 06.04.2021 às 07:00

A atividade da indústria gaúcha se manteve estável em fevereiro na comparação com o mês de janeiro, aponta o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado ontem pela Fiergs. O IDI-RS registrou sua sexta alta consecutiva, com 5,8%. Doze dos 16 setores pesquisados tiveram crescimento no nível de atividade nos dois primeiros meses do ano. O destaque foi máquinas e equipamentos, com 28,5% de elevação na comparação com o primeiro bimestre de 2020. Apesar da estabilidade e expectativa do retorno do auxílio emergencial, o cenário da indústria gaúcha ainda é marcado por incertezas. De acordo com presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry, as dificuldades na cadeia de suprimentos e, sobretudo, o agravamento da pandemia, podem provocar paralisação de atividades e um maior isolamento social, com mais impactos negativos para a economia.

Crescimento de 34,4%

O Sicoob registrou aumento de 34,4% em ativos totais no ano passado. Saiu de R$ 117,3 bilhões, no fim de 2019, saltando para R$ 157,7 bilhões em 2020. O investimento em tecnologia e inovação foi um diferencial da cooperativa. Possibilitou a realização de assembleias e feiras virtuais. Além disso, o reconhecimento facial via aplicativo para liberação de senhas, tokens e acessos, evitou o deslocamento de cooperados.

Abaixo do esperado

Lojas de chocolate em Gramado registraram bastante movimento no último sábado. Alguns locais tiveram até fila. No entanto, o saldo de vendas ficou abaixo do esperado. Conforme o presidente da Associação da Indústria e Comércio dos Chocolates de Gramado (Achoco), Augusto Luz, o faturamento foi equivalente a 20% do esperado para o final de semana de Páscoa.

Doce reconhecimento

Por falar em chocolate, profissionais da Saúde de Morro Reuter tiveram uma surpresa. A empresa Chocolates Cristiane doou ovos de Páscoa à equipe da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. O doce veio acompanhado de mensagens de agradecimento.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.