Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião | Coluna Mercado

Argentina puxa alta de exportações da indústria de transformação

Por Juliana Nunes
Publicado em: 23.06.2022 às 05:00

As exportações da indústria de transformação gaúcha somaram US$ 1,3 bilhão em maio, elevação de 8,7% em relação ao mesmo mês de 2021, crescendo em 14 dos 23 segmentos que registraram embarques no período. No acumulado de 2022, as vendas externas totalizaram US$ 6,8 bilhões, 36,2% maiores se comparadas aos cinco primeiros meses do ano passado. "O aumento nas vendas para a América Latina contribuiu muito para o resultado do mês. Além disso, as vendas de veículos para a Argentina, que foram muito afetadas com o início da pandemia, começam a mostrar sinais de recuperação", avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Porcello Petry. Em maio, a Argentina assumiu a liderança como principal destino das exportações do Estado, especialmente pelo desempenho no setor de automóveis, autopeças e máquinas e aparelhos agrícolas (exceto tratores).

Audiência sobre Lei Kiss

O debate sobre o Projeto de Lei Complementar que prevê alteração na Lei Kiss, ao autorizar técnicos industriais a realizarem projetos e executarem serviços nos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), ganha um novo capítulo. Uma audiência pública será realizada na próxima segunda-feira. Para o CREA-RS, será uma oportunidade para que os parlamentares ouçam especialistas na área.

Plástico reciclado

A Plastiweber, com sede na cidade de Feliz, lançou o primeiro envelope de e-commerce do mercado brasileiro produzido com plástico reciclado. A composição da embalagem pode chegar a até 75% de material beneficiado. A empresa espera concorrer, em termos técnicos e sustentáveis, com embalagens compostas por plástico virgem e caixas de papelão.

Doce aprendizado

O curso de gastronomia da Feevale promove hoje uma aula sobre a produção de chocolates, com Fábio Heck, da Artesana Chocolates. Os participantes são do projeto social Confeitaria e Panificação, desenvolvido pela Feevale e Comunidade Terapêutica Desafio Jovem Gideões.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.