Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Adoção de espaços públicos

Parcerias com empresas e entidades ajudam a deixar mais bonitos canteiros e praças

Prefeitura de Novo Hamburgo entregou, nesta terça-feira (17), 24 termos de doação de canteiros, rótula e praças

Por Débora Ertel
Publicado em: 17.12.2019 às 18:40

Durante o encontro, a prefeita Fatima Daudt elogiou a parceria com empresários para o embelezamento dos locais Foto: Débora Ertel/GES-Especial
Uma cidade mais bonita, bem cuidada, com espaços públicos limpos que podem até servir para sentar e tomar um chimarrão. Graças à parceria de empresas e entidades, isso já é realidade em 129 locais adotados em Novo Hamburgo. Na manhã desta terça-feira (17), a Prefeitura entregou mais 24 termos de adoção de canteiros, rótula e praças. As áreas foram adotadas por 22 empresas que se comprometeram em manter o paisagismo e a limpeza.

Dentre os adotantes estava o gerente de uma revenda de veículos Cristiano Vebber, 39. Já faz meio ano que a loja decidiu cuidar de parte do canteiro central da Rua Sapiranga. "Ajuda a melhorar a aparência. É uma maneira de retribuir aquilo que a cidade nos dá", disse.

Participaram do ato de assinatura também a prefeita Fatima Daudt e o secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira. "Vocês são cidadãos e estão mostrando que sim, a cidade é minha, e podemos ajudar a embelezar também", disse a chefe do Executivo. Segundo a prefeita, um município organizado, com espaços agradáveis e bem cuidados melhoram o bem-estar da população. "Agora, os cidadãos andam por Novo Hamburgo e sentem orgulho. Muito obrigada por aquilo que vocês estão fazendo", agradeceu. Neste ano foram três convocações para adoção. Em 2020, uma nova deve ser realizada em janeiro, com publicação do edital em fevereiro.

Já Raizer listou quatro ações que a Administração tem realizado para auxiliar no embelezamento e na organização da área urbana. Elencou a limpeza dos arroios, de modo a aumentar a vazão da água, e o projeto Meu Bairro Melhor, que promove ações conjuntas numa mesma região. Além disso, destacou o sucesso do projeto de revitalização de espaços que normalmente eram utilizados como depósito de entulhos, por meio do qual a Prefeitura faz as melhorias e os moradores depois se comprometem com a manutenção.

Iniciativa

Proprietário de uma loja de ferramentas na Avenida 1º de Março, faz seis meses que Mauro Junker, 54, decidiu adotar a área pública que fica em frente ao estabelecimento. Nesta terça-feira, ele apenas formalizou a parceria que já havia firmado por conta própria pelo embelezamento da cidade. "Fica muito melhor o ambiente, com aspecto mais bonito. Melhora a frente do nosso negócio e faz bem para o bairro também", disse ele. O termo de adoção do espaço público foi entregue pela prefeita Fatima Daudt. Junker conta que o canteiro tem intensa movimentação de pessoas e deixar o espaço cuidado acaba refletindo na vida de toda a comunidade local.

Como funciona o gerenciamento dos espaços

A adoção é gerenciada pela Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, com auxílio da Secretaria de Meio Ambiente.

Termo pode ser prorrogado por até cinco anos

O termo de adoção tem prazo de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, até o período máximo de cinco anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.