Publicidade
Cotidiano Cotidiano

Sapucaiense vence concurso estadual de música on-line

Com apenas 11 anos, Marina Duarte venceu, no domingo, a categoria Kids do Festival EnCantar

Por JEAN PEIXOTO
Publicado em: 24.11.2020 às 07:00 Última atualização: 25.11.2020 às 10:24

Marina Duarte, 11 anos, vencedora do Festival EnCantar Foto: Patrícia Batista/Especial
Interpretando a canção de uma de suas musas inspiradoras, Rita Lee, a sapucaiense Marina Duarte, de 11 anos, trouxe para a região o troféu de primeiro lugar na categoria kids do do Festival EnCantar de música on-line. A eliminatória final ocorreu no último domingo (22), no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, e foi transmitida ao vivo pela Internet. Além de Marina, na categoria Kids, o intérprete Sá Biá, do município de Espumoso, foi quem faturou o grande prêmio na categoria Adulto.

Os primeiros colocados das categorias Kids e Adulto foram eleitos entre os 1.352 candidatos de todo o Rio Grande do Sul, que inscreveram-se no concurso, idealizado e realizado por Otelio Drebes, palestrante e fundador das Lojas Lebes. Com duas horas de duração, o evento marcou a volta dos shows ao palco do icônico auditório da capital dos gaúchos.

Vitória inesperada

"Foi uma emoção enorme", conta Quélen Duarte, 41, mãe de Marina. Apesar da pouca idade, a menina de olhar angelical e talento de gente grande tem muita experiência com os palcos. "No sábado mesmo ela estava em Ijuí, onde participou do festival Canto de Luz, de música tradicionalista, na categoria Lamparina (destinada aos mais jovens)", explica a mãe. Ela ressalta que a filha tem um gosto musical versátil, que vai do tradicionalista ao rock, como o som que interpretou na final, a música Ando Meio Desligado, dos Mutantes.

Quélen, que é professora de matemática, comenta que na família, Marina foi a única que desenvolveu a veia artística. O pai, César Silveira, 40, que é professor de espanhol, dá suporte e inspira a filha a se arriscar no idioma latino. Marina também integra uma banda chamada Geração Z, com a qual ela aprimora sua desenvoltura nos palcos. Quélen comenta que a votação expressiva recebida - 43,58% dos votos - foi uma grande e positiva surpresa.

Com cuidados

Para respeitar o isolamento social, a plateia contou apenas com familiares dos finalistas, mas o evento teve ares de grande produção, envolvendo mais de 35 profissionais de som, imagem, tecnologia e organização. Além dos seis candidatos, também se apresentaram no palco os músicos Rafa Machado (vocalista do Chimarruts) e as duplas César e Rogério, Claus e Vanessa.

Ajudar o próximo faz parte da vitória

Os três finalistas do concurso puderam escolher uma instituição para receber uma doação de 10 cestas básicas. Marina inscreveu como beneficiária a Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (Acapass), uma Organização não-Governamental (ONG) filantrópica que acolhe provisoriamente jovens e crianças de 0 a 16 anos. Entretanto, além da doação destinada pelo festival, Marina, que é engajada na defesa da causa animal, decidiu doar 15% do seu prêmio, de R$ 6 mil, para a instituição de uma professora que que abriga 40 cães.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual