Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde GINECOLOGIA

Conheça os principais sintomas do câncer de ovário

Tumor é o oitavo que mais afeta mulheres no mundo; tratamento dependerá do estágio e das características da doença

Por Redação
Publicado em: 15.09.2022 às 03:00 Última atualização: 15.09.2022 às 15:39

A neoplasia de ovário é o tipo de câncer ginecológico potencialmente mais grave. É o oitavo tumor mais incidente entre as mulheres no mundo, correspondendo a um risco estimado de 7,8/100 mil mulheres. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020 a estimativa foi de 6.650 novos casos no Brasil.

Cerca de um quarto destes tumores de ovário são hereditários
Cerca de um quarto destes tumores de ovário são hereditários Foto: adobe stock

Cerca de um quarto destes tumores de ovário são hereditários, tendo uma predisposição genética herdada do pai ou da mãe. A oncologista Fernanda Costa do Nascimento explica que alterações genéticas hereditárias aumentam a chance de neoplasia ao longo da vida.

Quando o câncer de ovário é diagnosticado, o teste genético deve ser recomendado, pois esta é uma informação importante para o paciente (do ponto de vista de tratamento) e para os seus familiares, pois caso apresentem mutações genéticas devem ser acompanhados e submetidos a aconselhamento genético familiar.

Cuidados

Fernanda orienta também que as mulheres devem estar atentas aos sinais de mudança no corpo. Alterações como aumento do volume abdominal, desconforto pélvico, inchaço nas pernas, alteração abrupta do hábito intestinal ou urinário e dores são sinais e sintomas que indicam que algo pode estar alterado. O diagnóstico é feito com consultas médicas regulares, exames clínicos, laboratoriais ou de imagens.

Tratamentos

Diante do diagnóstico, o tratamento dependerá do estágio e características da doença e da indicação do médico especialista. A modalidade mais importante é a cirurgia, que geralmente é complementada com quimioterapia e terapia-alvo.

Estas terapias-alvo são tratamentos que têm por objetivo atingir células cancerígenas de forma mais específica, com menor dano às células normais. Esse tipo de tratamento mais pontual é indicado em alguns grupos de pacientes, e de acordo com o estágio da doença e presença de alterações genéticas.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.