Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde PSICÓLOGA DÁ DICAS

Saiba como treinar sua concentração no dia a dia

Em tempos de grande exposição a aparelhos eletrônicos, manter o foco no trabalho ou nos estudos se torna um desafio cada vez maior

Por Redação
Publicado em: 22.09.2022 às 10:00 Última atualização: 22.09.2022 às 11:01

Estímulos externos, como televisão ligada, aplicativos e mensagens subindo e descendo nas telas de computadores e telefones, contribuem para abalar o foco e a concentração. Seja no trabalho ou nas horas de estudo, a distração acaba vencendo a concentração em algum momento. Contudo, existem formas de lidar com situações assim.

Aprenda a treinar a concentração
Aprenda a treinar a concentração Foto: Adobe Stock


De acordo com a psicóloga Aline Melo, que atua no Grupo São Cristóvão Saúde, o treinamento da concentração pode ser feito em qualquer idade. "Podemos pensar em concentração como a possibilidade de o indivíduo manter sua atenção de forma voluntária em um determinado objetivo", comenta.

"Seja pelo som de uma notificação ou por uma nova conversa que surgiu no visor do celular, nossas mentes sempre se conectam à possibilidade de dar uma pausa nos objetivos para dedicar um pouco de atenção a essas redes. O problema é que retomar o foco", observa Aline.

"Após dez minutos navegando em aplicativos, é muito mais difícil e exige maior esforço, o que nos leva a perder mais tempo na finalização de nossas tarefas", exemplifica a especialista. No ambiente profissional, que envolve regras, metas e objetivos próprios, esse cenário pode causar ainda mais impacto.

Dicas para não perder tempo

De acordo com Aline Melo, algumas estratégias podem ser adotadas:

• Estabeleça um tempo para dedicar-se a determinada tarefa. Nesse período, silencie o celular;

• Fones de ouvido podem ajudar a reduzir os barulhos externos;

• Organizar seu ambiente de trabalho é positivo; muita bagunça traz distração;

• Esteja alimentado e confortável para a excussão das tarefas;

• Recompensas são bem aceitas pelo cérebro; depois da conclusão de tarefas bonificar-se, seja com uma pausa para café ou olhadinha no celular, podem ajudar;

• Leia um livro ou assista a um filme e depois conte a história a alguém. Isto estimula a concentração;

• No tempo livre, invista em jogos capazes de estimular o raciocínio, como caça-palavras, jogo da memória, quebra-cabeças.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.