Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde SAÚDE

Vitaminas podem evitar declínio da memória? Saiba o que constatou estudo

Pesquisa das universidades de Columbia e Harvard acompanhou grupos que tomaram suplemento por três anos; confira as descobertas

Por Redação
Publicado em: 09.06.2023 às 03:00 Última atualização: 10.06.2023 às 15:52

Um suplemento diário com múltiplas vitaminas pode desacelerar o declínio da memória relacionado à idade. Esta foi a conclusão de um estudo das universidades de Columbia e Harvard, nos Estados Unidos, publicado há poucos dias.

Vitaminas podem evitar declínio da memória
Vitaminas podem evitar declínio da memória Foto: Adobe Stock

"Envelhecimento cognitivo é uma das principais preocupações de saúde para adultos mais velhos, e este estudo sugere que pode haver um meio simples e acessível de ajudar idosos a diminuir o declínio da memória", diz Adam Brickman, professor da faculdade de Medicina da Columbia.

Participantes

Neste estudo, mais de 3,5 mil adultos acima de 60 anos foram aleatoriamente designados para tomar um suplemento multivitamínico ou um placebo (substância que imita a vitamina, mas não é) durante três anos. Ao fim de cada ano, os participantes fizeram uma série de exames cognitivos em casa, concebidos para testar a função de memória do hipocampo, uma área do cérebro que é afetada pelo envelhecimento.

Após o primeiro ano, a memória melhorou para as pessoas que tomaram as vitaminas, em comparação com aquelas que tomaram placebo.

Os pesquisadores estimam que a melhoria, mantida pelo período de três anos do estudo, foi o equivalente a três anos de declínio da memória ligado à idade. O efeito foi mais pronunciado em participantes com doenças cardiovasculares associadas. (Science Daily)


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.