Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde EM NOVO HAMBURGO

CVV oferece apoio a sobreviventes do suicídio na região

Serviço é oferecido por voluntários do Centro de Valorização da Vida duas vezes por mês, em encontros presenciais

Por Susana Leite
Publicado em: 20.06.2023 às 21:25

Falar sobre suicídio não é assunto fácil. Por conta da carga de emoções, sentimentos e até preconceitos que carrega, a abordagem sobre o tema não encontra acolhida em qualquer espaço. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta apoio emocional às pessoas com pensamentos suicidas, pelo telefone 188, chat ou e-mail. Contudo, em Novo Hamburgo o atendimento do CVV oferece apoio também aos sobreviventes.


Terapia, escuta
Terapia, escuta Foto: Adobe Stock Photos


No último dia 3, completaram-se dez anos do Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (Gass), que faz parte do CVV Comunidade, criado no município em 2013, mas que hoje também funciona em outros Estados. O propósito do Gass é atender familiares e pessoas próximas de vítimas do suicídio, além daquelas pessoas que tentaram contra a própria vida e sobreviveram.

Diferente do atendimento do CVV, em que ocorre ou por telefone ou por meios digitais, os encontros do Gass são presenciais. Os grupos se reúnem na sala de reuniões (2º andar) da Estação Rodoviária Normélio Stabel (Rua 3 de Outubro, 667), bairro Ideal, em Novo Hamburgo, sempre na primeira e terceira terça-feira de cada mês, das 19h30 às 21 horas. Não é preciso fazer agendamento prévio, basta chegar no horário da reunião para participar.

Suporte emocional

Voluntário do CVV, Anildo Fernandes explica que os encontros servem para que as pessoas possam falar do que sentem. Não há aconselhamento, apenas uma escuta. Todos têm oportunidade de falar e de ouvir. "Nós (voluntários) apenas conduzimos para que todos possam falar, para que ninguém monopolize o assunto", pondera.

Fernandes também ressalta que o papel dos voluntários do CVV não é de terapeuta. É apenas uma escuta. São estabelecidas algumas regras, como respeitar o momento de fala de cada um e do que cada pessoa conta, e também tudo o que é conversado durante as sessões do grupo ficam restritas ao encontro. Ou seja, ninguém "leva para fora" o que é conversado nos encontros do Gass.

Parceiro do CVV em Novo Hamburgo, o psicólogo Nemar Gil Limeira Neto, especialista clínico e do trabalho, explica que momentos de conversa e escuta impactam positivamente nas pessoas que buscam ajuda.

"São momentos extremamente terapêuticos." Limeira Neto explica que a oportunidade de as pessoas poderem falar o que sentem proporciona que elas ouçam a si mesmas. "Quando a pessoa fala, e se oferece o tempo de fala dela, muitas vezes cria a oportunidade para ela reformular seu próprio pensamento."


O psicólogo Nemar Limeira Neto e o voluntário do CVV em Novo Hamburgo Anildo Fernandes falam sobre o serviço do Gass
O psicólogo Nemar Limeira Neto e o voluntário do CVV em Novo Hamburgo Anildo Fernandes falam sobre o serviço do Gass Foto: Susana Leite/GES-Especial

Pessoas de fora

Embora o Gass tenha a sede em Novo Hamburgo, os encontros atraem participantes de outras cidades da região, como Lindolfo Collor e Sapiranga, por exemplo. Os participantes comparecem por livre demanda. Não existe tempo determinado, nem compromisso com frequência. "Nós não buscamos as pessoas, somente divulgamos o serviço", afirma Fernandes.

Calendário de reuniões do Gass

Os encontros ocorrem sempre às 19h30, no 2º andar da Estação Rodoviária de Novo Hamburgo.

Em 2023, os próximos encontros em julho, nos dias 4 e 18; agosto, 1° e 15; setembro, 5 e 19; outubro, 3 e 17; novembro, 7 e 21; e dezembro, 5 e 19. Em 2024, as datas são em janeiro, nos dias 2 e 16; e fevereiro, 6 e 20.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.