Publicidade
Cotidiano | Entretenimento Quadrinhos

Toda a obra de Laerte on-line

Artista acaba de completar 70 anos e disponibilizou o seu acervo

Publicado em: 12.06.2021 às 03:00 Última atualização: 12.06.2021 às 11:28

Laerte Com uma das produções gráficas mais criativas do país, Laerte acaba de colocar toda a sua produção disponível aos leitores na Internet. A publicação foi feita para marcar o aniversário da cartunista, que completou 70 anos em 10 de junho.

Trata-se de um site próprio com toda a sua obra. O endereço traz também uma loja virtual, informações da vida de Laerte e prêmios recebidos, além de uma área para contato. O acervo com todas as obras está sendo catalogado e ainda em atualização. O portal já está disponível em laerte.art.br.

Biografia

Laerte em autorretrato Foto: Reprodução
Laerte Coutinho nasceu em São Paulo em 1951. Cursou pintura, desenho e teatro, e apesar de ter começado a graduação em Comunicação, passando por música e jornalismo na Universidade de São Paulo (USP), não chegou a se formar.

Ela foi uma das criadoras da revista Balão (quadrinhos) e da empresa Oboré (assessoria de comunicação para sindicatos). Laerte teve trabalhos publicados nos jornais O Pasquim, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo e nas revistas Veja e IstoÉ, entre outras publicações.

A partir dos anos 80 e 90, Laerte fez parte de uma geração de cartunistas e criadores de tirinhas de jornal que marcou época. Integra a geração de Angeli, Glauco, Adão Iturrusgarai e Fernando Gonsales.

Galeria de criações

Ao longo de várias décadas, Laerte consagrou várias séries e personagens, alguns dos quais acabaram sendo descontinuados. Nos anos 80 e 90, começou nos jornais diários com suas Striptiras, tirinhas com várias temáticas. Ali, nasceram séries que ganharam vida própria, como O Condomínio, Overman, Piratas do Tietê e Os Gatos. Em anos recentes, sua produção foi apostando em temas surreais e filosóficos também.

Laerte também milita na causa LGBT . A cartunista mudou sua designação de gênero. Começou a carreira no masculino e hoje se define no feminino.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.