Publicidade
Cotidiano | Entretenimento RELEMBRE CASOS

"FAKE NEWS MATA": Linchamento e justiça com as próprias mãos são temas do Linha Direta desta quinta-feira, 22, na TV Globo

Relembre os casos que chocaram o País; Fabiane Maria de Jesus e Geovane Gregório dos Santos foram vítimas de boatos

Publicado em: 22.06.2023 às 14:52 Última atualização: 22.06.2023 às 14:56

O Linha Direta desta quinta-feira (22) abordará dois casos que envolvem problemas sociais presentes no Brasil: a disseminação de fake news e a necessidade de fazer justiça com as próprias mãos.

Pedro Bial comanda apresentação do programa
Pedro Bial comanda apresentação do programa Foto: Divulgação/TV Globo

Em "Fake News mata", será contada a história de Fabiane Maria de Jesus, uma religiosa, de 33 anos, casada, mãe de duas meninas e moradora de uma comunidade em Guarujá, litoral de São Paulo. Esse foi um dos primeiros casos no Brasil onde uma "fake news" levou à morte uma inocente.


No ano de 2014, Fabiane foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças. Uma bruxa imaginária foi criada por uma sequência de informações falsas e ganhou ainda mais repercussão quando foi divulgada em uma página na rede social. Logo, a foto da hipotética criminosa viralizou.

Fabiane foi linchada, socada, pisoteada, amarrada e arrastada pelas ruas da comunidade. Muitos acompanharam incitando o ódio à ela e, até mesmo, tentaram queimá-la viva. Cinco pessoas se tornaram réus condenados pelo crime e seguem presos até hoje. No entanto, os responsáveis por divulgar a "fake news" não foram punidos.

O outro caso é sobre Geovane Gregório dos Santos, 26, que foi espancado até a morte em Maceió, Alagoas, suspeito de ter praticado um assalto. Algumas testemunhas falaram que ele estava em uma moto e tentou roubar um homem, mas foi contido pelas pessoas que estavam no local. Após a suposta tentativa, ele passou a ser agredido com socos, chutes e pedradas.

Segundo a Polícia, três homens continuaram espancando Geovane mesmo desacordado. Eles também atearam fogo em um capacete e colocaram na cabeça do moço, que estava caído no chão. O crime foi registrado por pessoas ao redor.

Um dos acusados, Hewerton Petrilli dos Santos foi condenado a 10 anos de prisão em regime fechado, mas ele está com o paradeiro desconhecido até hoje.

O programa Linha Direta é apresentado por Pedro Bial e é exibido às quintas-feiras após Cine Holliúdy, na TV Globo. Também possui uma versão em áudio, o Linha Direta Podcast, disponível na Globoplay e nas plataformas de áudio.

(*) Conteúdo revisado por Juliana Flor

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual