Publicidade
Cotidiano | Entretenimento Nos cinemas

Aquele gosto de "já vi isso" da ficção de Resistência ao terror de Jogos Mortais

De carona nas fórmulas que deram certo, novas produções que entram em cartaz são para quem não se importa com o "mais do mesmo"; e ainda tem o relançamento do espírita Nosso Lar

Publicado em: 29.09.2023 às 19:37 Última atualização: 29.09.2023 às 19:37

Originalidade não é o tema das estreias do fim de semana, mas, afinal, isso importa?

Jogos Mortais, em sua décima história sobre engenhosas e sádicas armadilhas sangrentas, é a prova de que não tem importância alguma quando o público busca a repetição da fórmula com algum ou outro toque de surpresa. Aliás, o que importa é ver o que o Jigsaw (que surgiu nas telas em 2004) aprontou desta vez para arrebentar suas vítimas eleitas para uma cruel lição de vingança.

Toby Bell em Jogos Mortais X
Toby Bell em Jogos Mortais X Foto: Fotos Divulgação

Neste novo filme, a trama se passa entre as histórias da parte 1 e 2, quando John Kramer (o Jigsaw vivido pelo ator Toby Bell) busca desesperadamente uma cura para o seu câncer e acaba caindo na mão de golpistas. Ah, se eles soubessem da mente doentia do cruel torturador vingador certamente não “brincariam” com isso.

Novidades na franquia? Tem um pouco mais da história do John, um “leve” tom mais emocional aqui e lá, mas isso tudo é para “aliviar” a carnificina pela qual passam as vítimas. É um filme para quem realmente gosta desta sádica franquia de terrores carnais que já está quase completando vinte anos desde a primeira armadilha.

 

Inteligência artificial

John David Washington (filho do oscarizado Denzel) em Resistência
John David Washington (filho do oscarizado Denzel) em Resistência Foto: Divulgação

Do outro lado, buscando ser um pouco mais “cabeça”, temos o filme futurista Resistência (The Creator), que é protagonizado pelo filhão do oscarizado Denzel Washington e dirigido por Gareth Edwards, de Rogue One - Uma História Star Wars.

John David Washington é Joshua, líder de um grupo de resistência humana ao domínio da sempre temida Inteligência Artificial em um mundo em guerra. Sua missão é acabar com a fonte do inimigo. Mas daí ele descobre quem é o seu alvo e os questionamentos sobre a batalha entre humanos e não-humanos trazem nova luz à resistência.

Sim, já se viu muitos filmes nesta linha de humanos x AI. E Resistência mistura tudo em um liquidificador de aventura sci-fi, com pitadas de Star Wars, Exterminador do Futuro, AI, Eu Robô e até Apocalipse Now (o Vietnã sempre presente e assombrando nos filmes de guerra americanos). É mais do mesmo, também, e com cenários de déjà vu, mas com um novo temperinho.

Relançamento espírita

Othon Bastos e Renato Prieto no filme Nosso Lar
Othon Bastos e Renato Prieto no filme Nosso Lar Foto: Divulgação

E para provar que este fim de semana traz filmes que já vimos, está voltando às telas o filme Nosso Lar, aventura espírita baseada no livro de Chico Xavier, que conta a histórica de um médico falecido que relata suas experiências no "outro lado da vida". Para ser um pouco mais exato, o filme é uma adaptação da obra psicografada pelo médium Chico Xavier, sob a influência do espírito André Luiz (interpretado pelo ator Renato Prieto).

O filme é extremamente interessante para seguidores ou não do espiritismo e realmente cativa. 

A atração especial (para quem viu ou não viu) é que tem cena nova neste relançamento do filme de 2010 que já anuncia a sequência, intitulada Nosso Lar 2 - Os Mensageiros, com estreia prevista no verão de 2024.

Sim, você já viu todos estes filmes, literalmente ou conceitualmente, e cabe a você decidir se vale a pena ver de novo... ou não.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual