Publicidade
Eleições DE OLHO NO VOTO

Juiz Eleitoral de Novo Hamburgo fala sobre voto consciente e reforça cuidados contra as fake news

Encontro promovido pelo Sindilojas reuniu lojistas, advogados e até políticos na manhã da terça-feira (30)

Por João Ávila / Jornal NH
Publicado em: 30.08.2022 às 21:34 Última atualização: 30.08.2022 às 21:47

O juiz eleitoral coordenador de Novo Hamburgo, Adriano Parolo, participou de um bate papo na manhã desta terça-feira (30), no Centro de Eventos do Sindilojas. O encontro era destinado a lojistas, mas teve a participação de advogados e até alguns políticos. O voto consciente foi o centro da fala do magistrado. "Voto consciente não é naquele candidato que defende os seus interesses. O voto consciente tem que satisfazer mais do que os meus interesses", salienta

Juiz eleitoral Adriano Parolo conversou com convidados do Sindilojas-NH
Juiz eleitoral Adriano Parolo conversou com convidados do Sindilojas-NH Foto: João Ávila/GES-Especial


Parolo fez uma rápida explanação sobre a importância do voto e a evolução da conquista deste direito, como o voto de analfabetos a partir de 1988 e a possibilidade de jovens com 16 e 17 anos de votarem, mas sem obrigatoriedade.

Sobre as escolhas, entende que o eleitor tem que ficar atento às ideologias para escolher os candidatos que mais lhe representam. Lembrou que votar branco ou nulo é um direito, "mas você vai deixar para que alguém escolha por você". Por isso, entende Parolo, é importante fazer alguma escolha.

Aos que dizem que não gostam de política, Parolo diz que ela está em todo o lugar, na escolha dos presidentes de tribunais, de entidades sindicais, de clubes sociais. E ressaltou a importância de exercer o voto. "Cada pessoa tem a sua opinião, mas é preciso pesquisar sobre os candidatos, sua ideologia, seu passado, o plano de governo."

Salientou, ainda, a necessidade de cuidar com as fakenews. "Existem os canais oficiais para buscar informações." E sentenciou: "Não venda o seu voto. Não troque o seu voto por um cargo.' 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual