Publicidade
Eleições FIQUE ATENTO!

E-título não poderá ser baixado no dia da eleição

Regra será mantida em eventual segundo turno; saiba mais

Por Débora Ertel
Publicado em: 28.09.2022 às 03:00 Última atualização: 06.05.2023 às 10:11

Para quem deseja utilizar o título de eleitor digital, por meio do aplicativo e-Título, o prazo para baixar o programa é 1º de outubro, neste sábado. Isso porque no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir da segunda-feira (3). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isso ocorre para aumentar a segurança do sistema eleitoral e evitar que ocorram ataques.

E-título não poderá ser baixado no dia da eleição
E-título não poderá ser baixado no dia da eleição Foto: Antonio Augusto-Ascom/TSE


A orientação do TSE é que o app seja baixado e ativado o quanto antes, a fim de evitar dificuldades de última hora devido à lentidão no sistema por conta de grande procura.

O app, disponível desde 2018, é gratuito e até o momento já foi ativado por cerca de 30 milhões de eleitores. Somente neste ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações, sendo que na última semana foram 2,5 milhões de usuários ativos, de acordo com  TSE. Pelo e-Título é possível obter a via digital do título de eleitor, além de consultar o local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

Caso ocorra segundo turno, no dia 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.

Selo Explica
Selo Explica Foto: GES

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual