Publicidade
Eleições DISPUTA JUDICIAL

Em nova decisão, Justiça determina passe livre para todos em Porto Alegre

Determinação reverteu a anterior, que, em atendimento a recurso da prefeitura, previa passe livre apenas para 'necessitados'

Por Redação
Publicado em: 01.10.2022 às 18:00 Última atualização: 01.10.2022 às 19:15

Uma decisão da 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), publicada por volta das 17 horas deste sábado (1º), determinou passe livre para todos os passageiros do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre neste domingo (2) de eleições. Na noite de sexta-feira, um desembargador plantonista havia acolhido um recurso da prefeitura e determinado gratuidade apenas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica – alternativa defendida pelo Executivo.

Medida é para reduzir valor de tarifa de ônibus
Medida é para reduzir valor de tarifa de ônibus Foto: Maria Ana Krack/Prefeitura Porto Alegre
O despacho mais recente atende pedido de reconsideração da Defensoria Pública do Estado, autora da Ação Civil Pública (ACP) que busca garantir o passe livre irrestrito na capital tanto no primeiro quanto no segundo turno (se houver), previsto para 30 de outubro.

Para embasar sua decisão, o desembargador João Ricardo dos Santos Costa cita, entre outros argumentos, eventual constrangimento causado pela gratuidade condicionada à situação financeira em relação aos passageiros mais pobres. Menciona ainda que mães poderiam sair prejudicadas ao não ter com quem deixar os filhos durante a votação (de acordo com a decisão anterior, a criança precisaria pagar a passagem).

Cabe recurso. A reportagem procurou a assessoria de imprensa da prefeitura de Porto Alegre e aguarda retorno.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual