Publicidade
Eleições DEPUTADOS ESTADUAIS

Região terá seis deputados na Assembleia Legislativa em 2023

Há três novos representantes, entre eles Delegado Zucco, Joel Wilhelm e Miguel Rossetto

Por Redação
Publicado em: 03.10.2022 às 03:00 Última atualização: 03.10.2022 às 20:02

Novo Hamburgo, São Leopoldo, Igrejinha, Esteio e Nova Petrópolis representarão os municípios da região na Assembleia Legislativa a partir do ano que vem. Foram reeleitos para a Assembleia Legislativa Elton Weber (PSB), de Nova Petrópolis; Gaúcho da Geral (PSD), do bairro rural hamburguense Lomba Grande; e Juvir Costella (MDB), que tem história política ligada a Esteio.

Região terá seis deputados na Assembleia Legislativa em 2023
Região terá seis deputados na Assembleia Legislativa em 2023 Foto: Divulgação AL

Estreiam na Assembleia Legislativa, embora com experiência política, o Delegado Rodrigo Zucco (Republicanos), de Novo Hamburgo; o ex-prefeito de Igrejinha Joel Wilhelm (Progressistas); e Miguel Rossetto (PT), de São Leopoldo, ex-ministro e ex-vice-governador do Estado. Os novos representantes vão encarar alguns desafios a partir do ano que vem, como a questão das concessões de rodovias gaúchas, que deve continuar tendo desdobramentos após polêmica sobre alguns dos lotes de concessão.


A questão da distribuição de verbas para a saúde, que integra repasses federais, critérios estaduais e execução pelos municípios, também deve entrar na pauta da Assembleia a partir do ano que vem.

Todos os deputados ressaltaram a importância de defender interesses da região, à parte suas funções dentro da legislatura gaúcha a partir de 2023.

Delegado Rodrigo Zucco

Delegado Zucco
Delegado Zucco Foto: Arquivo/GES

Com 59.648 votos, Rodrigo Lorenzini Zucco (Republicanos) foi o terceiro deputado estadual mais votado do partido. Zucco tem no currículo mais de 20 anos de trabalho na Polícia Civil. É irmão do Tenente Coronel Zucco, eleito deputado federal.

Sobre dupla eleição que os irmãos Zucco conquistaram nesse domingo, o deputado eleito considerou que "a responsabilidade aumenta em prestar um grande serviço à nossa população. Zucco e Zucco juntos pelo RS".

Elton Weber

Elton Weber
Elton Weber Foto: Divulgação
Elton Weber (PSB) garantiu vaga na AL com 35.461 votos. Pela terceira vez consecutiva, Elton representa a cidade de Nova Petrópolis. Natural de Pinhal Alto, em Nova Petrópolis, Weber diz que o sentimento que neste momento toma conta dele é a gratidão.

"Agora, quero continuar o trabalho que estava fazendo, com foco na agricultura, mas com um olhar especial à educação, turismo, apoio aos empreendedores e demais demandas que chegarem ao meu gabinete."

Gaúcho da Geral

Gaúcho da Geral
Gaúcho da Geral Foto: Divulgação
"Muito obrigado a todos os 32.717 mil gaúchos e gaúchas que acreditaram no nosso trabalho e me reelegeram como deputado estadual. A luta pelo nosso Rio Grande do Sul seguirá mais forte do que nunca, com muito trabalho e seriedade. Essa vitória é de todos nós. Seguimos fazendo história!" escreveu ontem o Gaúcho da Geral em sua página nas redes sociais.

O deputado mora em Lomba Grande, Novo Hamburgo, e é célebre também como torcedor.

Joel de Igrejinha

Joel Wilhelm
Joel Wilhelm Foto: Lucas Kotzal/Reprodução
O candidato Joel Wilhelm foi eleito deputado estadual pela primeira vez. O ex-prefeito de Igrejinha recebeu 39.225 votos, conquistando uma cadeira no legislativo estadual pelo Progressistas. O partido elegeu sete deputados estaduais.

"Vou trabalhar com muita dedicação, coerência e responsabilidade com o dinheiro público e muita fiscalização em relação ao próximo governador. Vou representar nossos setores coureiro-calçadista e do turismo", comentou.

Juvir Costella

Juvir Costella
Juvir Costella Foto: Reprodução
Com 66.971 votos, Juvir Costella (MDB) foi o deputado estadual mais votado do partido nas eleições deste domingo. Em 2018, o servidor público estadual aposentado, que foi vereador em Esteio por dois mandatos, foi eleito com 41.904 votos.

Costella reafirmou o compromisso para com os eleitores. "Com uma votação expressiva como esta, aumenta também a responsabilidade que tenho de sempre buscar melhorias à vida do cidadão, não apenas da minha cidade."

MiguelRossetto

Miguel Rossetto
Miguel Rossetto Foto: Reprodução
Miguel Soldatelli Rossetto, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), conquistou 37.790 votos e, com isso, foi eleito pela primeira vez deputado estadual. Segundo o candidato, o sentimento neste momento é de felicidade.

"Conquistei pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, mas é resultado de um trabalho árduo que venho desenvolvendo há mais tempo. Em 2018, concorri a uma vaga, mas não entrei", diz.

As estreias na Assembleia mas vindo de outras esferas

Entre os integrantes eleitos neste domingo para a próxima legislatura, há alguns que nunca fizeram parte da Assembleia Legislativa mas vêm de outras experiências na política regional, estadual ou até nacional.

É o caso do leopoldense Miguel Rossetto, que já foi ministro de Estado e também foi vice-governador, e que pela primeira vez vai assumir uma vaga entre os deputados estaduais a partir de 2023.

Das prefeituras da região para a Assembleia Legislativa

Outro candidato eleito que vem de experiência política prévia é Joel Wilhelm, ex-prefeito de Igrejinha. Outros ex-prefeitos da região também participaram do pleito disputando vaga na Assembleia Legislativa, ficando com quociente para suplência.

É o caso da ex-prefeita de Dois Irmãos e ex-secretária hamburguense Tânia da Silva (MDB) e do ex-prefeito de Taquara Tito Lívio Jaeger Filho (União Brasil).

Outros representantes da região constam como em suplência na totalização

Outros nomes da região constam na nominata de suplentes da Assembleia Legislativa, embora o cálculo para que eles venham ou não a assumir eventualmente ainda passe pela proporcionalidade de seus partidos.

Entre os que estão listados como suplentes a partir do ano que vem está Ana Affonso (PT), de São Leopoldo, que fez 35.256 votos na eleição deste domingo. Outro nome da região é a ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia da Silva (MDB), que fez 28.840 votos ontem.

Atualmente integrando a legislatura estadual, o hamburguense Issur Koch, o Professor Issur (PP), ficou na suplência, com 27.977 votos. O ex-deputado João Fischer, o Fixinha (PP), também está entre os suplentes, com 17.612 votos.

O hamburguense Naasom Luciano (PSDB) fez 16.122 votos neste domingo e também fica na suplência. É o caso, igualmente, de Felipe Kuhn Braun (PP), que teve 13.308 votos para a Assembleia.

Ex-prefeito de Campo Bom, Faisal Karam (Podemos) fez 13.028 votos. Titinho, Tito Livio Jaeger Filho (União Brasil), ex-prefeito de Taquara, fez 11.654 votos.

Natural de São Sebastião do Caí, Éder Azeredo, o Canhão do Vale (Republicanos), fez 11.467 votos. Jorge Drumm (PSDB), de Gramado, fez 11.026 votos ontem.

Entre desafios está a mediação de demandas dos municípios

Entre os desafios para os integrantes da legislatura estadual, está centralizar demandas da região, principalmente no diálogo com o Executivo estadual.

Ao longo da atual legislatura, questões como a polêmica dos pedágios previstos com as novas concessões e também as mudanças no cálculo de repasses para os hospitais foram levadas por prefeitos à Assembleia.

Estes assuntos foram tratados em uma série de reuniões organizadas pelo legislativo, buscando um diálogo entre as instâncias municipal e estadual da administração.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual