Publicidade
Eleições BUSCA POR VOTOS

Pretto diz que PT apoia Leite caso tucano se manifeste a favor de Lula neste segundo turno

Representante do PT no Rio Grande do Sul participou do programa NH10 desta terça-feira (11) na Rádio ABC 103.3

Por Redação
Publicado em: 11.10.2022 às 12:09

A menos de 20 dias para a eleição que define quem vai comandar o Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos, o PT ainda faz mistério sobre o apoio neste segundo turno. No entanto, pelo indicativo de Edegar Pretto, a intenção do partido é declarar manifestação favorável à candidatura de Eduardo Leite (PSDB).  Nesta terça-feira (11), o deputado estadual participou do programa NH10, na Rádio ABC 103.3, e conversou com Cláudio Brito e o editor de Política do Jornal NH, João Ávila.

Edegar Pretto (PT) participa de entrevista ao vivo na Rádio ABC 103.3 após derrota nas eleições para governador do RS
Edegar Pretto (PT) participa de entrevista ao vivo na Rádio ABC 103.3 após derrota nas eleições para governador do RS Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS


O desempenho de Pretto nessa primeira disputa ao Palácio Piratini e o posicionamento do PT no cenário estadual gaúcho foram os assuntos predominantes nos 37 minutos de entrevista ao vivo. "Até aqui, nós não indicamos voto no Eduardo Leite porque nós não vimos ainda esse motivo ou este sinal ao presidente Lula", disse Pretto sobre o voto no tucano em 30 de outubro.

Por 2,441 mil votos o candidato pelo PT ao cargo de governador do RS não derrota Leite, que conquistou a vaga no segundo turno em uma disputa apertada. Pela representatividade de Pretto nestas eleições, os votos depositados no candidato no primeiro turno são considerados fundamentais na disputa entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB).

Por enquanto, as forças do Partido dos Trabalhadores no Estado estão concentradas na campanha de Lula, que enfrenta Jair Bolsonaro (PL) pela Presidência da República. "Combate sem trégua ao bolsonarismo, ao Bolsonaro", declarou Pretto. Para o deputado petista, Onyx representa Bolsonaro no Estado e, nesse sentido reiterou, "sem possibilidade de voto ao Bolsonaro e ao bolsonarismo, zero voto".

Nesse sentido, a manifestação pública do PT gaúcho tende a ser favorável à candidatura de Leite. desde que o tucano faça a sua parte. "Nesse primeiro momento, nós não tiramos neutralidade, e nem tiramos abstenção, nos tiramos preferência ao presidente Lula e aguardando algum sinal de apoio ao presidente Lula para fazer indicação de voto. Até aqui, nós não indicamos voto no Eduardo Leite porque nós não vimos ainda esse motivo ou este sinal ao presidente Lula."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual