Publicidade
Eleições ELEIÇÕES 2022

Agronegócio e qualificação profissional serão destaque no mandato de Alceu Moreira

Parlamentar foi eleito pela quarta vez consecutiva para a Câmara dos Deputados

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 20.10.2022 às 13:40 Última atualização: 20.10.2022 às 13:40

No início da corrida eleitoral, Alceu Moreira (MDB) buscava ser o candidato do partido ao governo do Estado. A disputa interna, porém, acabou em racha, e o deputado federal decidiu se manter no páreo para a Câmara. Com 125.647 votos, Moreira foi eleito pela quarta vez consecutiva.

Ao longo da trajetória política, o deputado ficou conhecido pela pauta do agronegócio, foco que pretende manter nos próximos quatro anos. "É um setor em franca expansão, uma expansão em conquista do mercado internacional, e eu estou envolvido até com um dos dirigentes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), vou estar envolvido nisso", adianta.

Alceu Moreira defenderá agronegócio e educação profissionalizante
Alceu Moreira defenderá agronegócio e educação profissionalizante Foto: Jackson Ciceri/Divulgação
Dentro do setor, uma das preocupações de Moreira está relacionada ao alto grau de vulnerabilidade do Brasil gerado pela dependência de produtos estrangeiros, como chips para o funcionamento de máquinas, por exemplo. "O Brasil tem que fazer um exercício profundo para ir corrigindo suas dependências. Este é um debate que precisa ser feito: como se é nacionalista no mundo globalizado? Como fazer o País ter mais independência para ele poder fazer um planejamento futuro, no mínimo por dez anos, com segurança de que ele vai produzir e entregar seus contratos?"

Outro tema sobre o qual Moreira promete se debruçar no próximo mandato é a educação, especialmente a técnica, na intenção de dar conta da falta de mão de obra qualificada. "Achamos que um dos problemas graves do Brasil é a falta de inclusão produtiva. Temos 60 milhões de pessoas de 18 a 65 anos que estão fora da inclusão produtiva por falta de habilitação profissional", aponta o deputado.


Para Moreira, a solução exige investimento em parcerias e tecnologia. "A gente quer conversar com o Sistema S, discutir com os outros setores, para buscar uma legislação que faça um arranjo e permita criar módulos para qualificação profissional."

Por fim, o deputado propõe um debate sobre o que chama de "escola do futuro", na esteira das transformações do mundo analógico para o digital aceleradas pela pandemia. O objetivo seria oportunizar a alunos de escolas públicas de bairros pobres os mesmos recursos tecnológicos oferecidos em instituições da rede particular de ensino.

Segundo turno

Ao avaliar as possibilidades de atuação em relação ao presidente que estará à frente do País pelos próximos quatro anos, Moreira mantém postura antipetista e bolsonarista. O parlamentar diz que confia na vitória de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno e promete forte oposição caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja o eleito. "Aí a relação, principalmente com relação a recursos, vai acontecer pelas bancadas, mas é claro que o meu espaço político será infinitamente menor, porque eu não apenas sou oposição agora, mas era oposição no passado ao PT e vou continuar a oposição no futuro. Sou antipetista", declara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual