Publicidade
Eleições RETORNO A BRASÍLIA

Luiz Carlos Busato volta à Câmara dos Deputados e promete defesa à criança e ao adolescente

Após período afastado do Legislativo, político cumprirá quarto mandato como deputado federal

Por Eduardo Amaral
Publicado em: 21.10.2022 às 13:21

Ex-prefeito de Canoas e deputado federal por três mandatos, Luiz Carlos Ghiorzzi Busato (União Brasil) voltará a ocupar uma cadeira no Legislativo em Brasília, no próximo ano. Em novo partido, Busato conquistou 57.610 votos para voltar ao Congresso Nacional. A nova legenda, na qual ingressou após abandonar o PTB, é uma das apostas do político na tentativa de garantir melhor estrutura de trabalho nos próximos quatro anos.

"É um partido superorganizado na Câmara. Acho que dá para a gente fazer um trabalho diferenciado, um trabalho melhor até do que aquele que eu fazia quando deputado federal pelo PTB, que era um partido bem menor do que o União Brasil", avalia.

Depois de trocar o PTB pelo União Brasil, Luiz Carlos Busato volta à Câmara dos Deputados
Depois de trocar o PTB pelo União Brasil, Luiz Carlos Busato volta à Câmara dos Deputados Foto: Pablo Reis/Divulgação


Busato diz que pretende usar essa estrutura com dois focos: a educação e a defesa da criança e do adolescente. "Uma causa que me sensibiliza muito. Estive vendo agora casos recentes aí, de abuso de crianças, [precisamos que] alguém saia na defesa desse tema", afirma o deputado eleito.

A pauta educação, acrescenta, já foi prioridade em mandatos anteriores. "Nos meus 10 anos de mandato como deputado federal, trouxe mais recursos para educação no Rio Grande do Sul, que foram destinados para quase 300 escolas, tanto de de educação infantil como de ensino fundamental. Então, vamos continuar nessa pauta", adianta.

Na busca por recursos, o deputado diz que vai apostar em alternativas ao uso de emendas parlamentares. "Sempre trabalhei com recursos extra-emendas, ou seja, aqueles recursos que estão disponíveis desde que se apresentem projetos. Vou continuar trabalhando nessa linha, de apresentar projetos", afirma. 

"As emendas são uma partezinha dos recursos disponíveis lá no Congresso. O deputado que trabalha só com emenda é um deputado que até não faz muito esforço, porque ele tem disponível para ele, trabalhando ou não trabalhando."

Segundo turno

Quanto às eleições presidenciais, o parlamentar diz estar mais alinhado com o presidente Jair Bolsonaro (PL) do que com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Sou um deputado de centro-direita. Sempre defendi alguns temas que são importantes para mim, como a defesa da família e da propriedade. Não sou um bolsonarista daqueles de ir para a rua com bandeira, de levantar bandeira, porque eu acho que o presidente Bolsonaro tem alguns problemas que ele deve corrigir; mas, entre estar na defesa das pautas que o presidente Bolsonaro defende e das que Lula defende, eu sou mais parceiro das pautas da direita."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual